notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 11 de agosto de 2015

E que tal uma rotunda decorada com troféus do Vitória Futebol Clube?

Um membro do grupo do facebook COISAS DE SETÚBAL, a propósito da deslocalização da estátua do popular JJ do Estádio do Vitória para a nova rotunda em construção na praça com o nome deste clube, tem vindo a questionar a decisão pelo facto dos sócios do Vitória não terem sido ouvidos sobre esta mudança.

Tenho vindo a pensar no assunto e de facto, quanto a mim, faz todo o sentido esta preocupação do amigo José Joaquim Wergy dado que ao que julgo saber o monumento é uma peça patrimonial do Vitória Futebol Clube, tal como o é, por exemplo, a Taça de Portugal, conquistada pelo clube em 2005 e tantos outros troféus e diversos materiais e equipamentos históricos ou não.

A estátua, propriedade do clube, encontrava-se no Estádio do Bonfim, propriedade do Vitória Futebol Clube e agora passa para a via publica a título de quê?

De empréstimo?

De oferta à cidade?

De dação em pagamento por qualquer eventual dívida das que o clube tem?
Ou a que título?...

Por outro lado, se o assunto, que me parece ser suficientemente importante, não foi discutido com os sócios, quem autorizou a saída do clube daquela peça patrimonial? O seu presidente? Certamente que sim. Mas terá ele competência para o fazer? E quanto a quem aceitou por parte da Câmara Municipal de Setúbal, será que o poderia/deveria?...

Tendo como legais e corretas as medidas tomadas com a transferência de local da estátua do JJ, poderemos pensar que será igualmente lícito usar outras peças patrimoniais do clube para decorar a outra rotunda frente ao estádio.

Então, porque não pensar num ENORME arranjo composto pelos muitos troféus do Vitória que se encontram guardados nalgum lugar menos apropriado das instalações vitorianas. Assim sempre seriam, mais apreciados pelo público…

Pode parecer uma ideia absurda, mas bem possível, porque quem pode ceder uma peça pode ceder uma centena, ou como dizem alguns advogados: “Quem leva a vaca, leva o bezerro”.

As interrogações que partilhei, não passam disso mesmo de interrogações que de facto me vieram à mente em função da preocupação daquele nosso amigo sócio (também ele dono de parte da estátua) do nosso Vitória. 

Quanto à decoração da rotunda com os troféus do ENORME que se encontram algures, esqueçam lá isso. Ou será que já não se pode brincar com a decoração das rotundas da cidade do rio azul?

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-11

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário