notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A arte nova e a nova arte setubalense

Ao contrário do que alguns setubalenses pensam, muitos dos nossos edifícios mais antigos não estão votados ao abandono, verificando-se mesmo um incremento de recuperações do património imobiliário, um pouco por toda a cidade, pese embora o facto de reconhecermos que muito ainda haverá por fazer nesta área.

Uma das zonas da cidade onde se tem vindo a fazer alguma coisa neste setor de atividade é o Bairro Salgado, embora por lá também exista muito património por recuperar. E, é aí, nesse bairro, onde outrora habitou a burguesia setubalense que mais exemplares com apontamentos do estilo arte nova vamos encontrar.

Curiosamente, existem também alguns poucos edifícios no popular Bairro de Troino onde os seus construtores aplicaram igualmente alguns apontamentos deste estilo, muito em voga na Europa nos finais do século XIX, sendo disso exemplo esta casa que apresento em primeiro plano na foto e que se encontra devidamente recuperada arquitetonicamente.

Agora foi a vez do proprietário do prédio contíguo recuperar a sua propriedade e, embora se tratem de edifícios de épocas diferentes, não deixa de ser curioso as cores que escolheu para pintar o exterior do mesmo.

Assim sendo, vamos encontrar lado a lado na Rua das Oliveiras, em pleno coração do Bairro de Troino, dois exemplares de imóveis devidamente recuperados, um tipo arte nova e o outro, porque não dize-lo, da nova arte.

Gosto de ver a minha cidade com o seu património imobiliário devidamente recuperado ao invés da degradação que ainda por aí se verifica, mas francamente ainda não consegui habituar o meu gosto estético a esta mistura de estilos de arte nova e nova arte, ainda por cima no meu Bairro de Troino, na Rua que me viu nascer e quase em frente à fonte da charroca que tanta vez me saciou a sede.

Dizem que burro velho não aprende línguas, mas pela minha parte vou tentar educar o meu gosto estético de forma a poder habituar-me a gostar deste tipo de casamento.

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-22

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário