notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 20 de dezembro de 2015

Quem se deliciou com os pirolitos?

Eram as “Seven Up” dos anos 50 do século passado e provavelmente bem mais saborosos que as atuais.

Para poder ser consumido o saboroso refrigerante gasoso com sabor a limão, tão popularmente conhecido e apreciado na primeira metade do século XX, era necessário usar de alguma força, pressionando o berlinde para o interior, depois de meter o dedo no gargalo.

E tão popular era a agradável bebida que na cidade de Setúbal chegaram a existir simultaneamente três fábricas: a do “Celso dos pirolitos” que se localizava no lado poente do Largo José Afonso, a “Glaciar” que também produzia e comercializava blocos de gelo e tinha instalações na Avenida Luísa Todi, perto do Mercado do Livramento e a “São João”, no Bairro de Troino.

Os rapazes para conseguirem ter um bugalho para jogar, tratavam de surripiar uma ou outra garrafa, partindo-a, para de dentro dela poder sair o cobiçado objeto tão útil para as suas brincadeiras.

Foram certamente muitos os amigos que se deliciaram com este popular refrigerante cujas emblemáticas e curiosas garrafas aqui vos mostro e que ainda podem ser adquiridas na feira de velharias levada a efeito na placa central da Avenida Luísa Todi, aos sábados, de 15 em 15 dias.

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-20

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário