notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

De costas voltadas para Setúbal 

Para os jovens setubalenses de finais das décadas de 70 e 80 do passado século XX, o Verão sem ir pelo menos uma vez às piscinas de Troia não era Verão.

O complexo de piscinas da Costa da Galé, saído do atelier do arquiteto Conceição e Silva, era naquele tempo o maior da Europa e teve até a honra de ser inaugurado pelo Presidente da República, Almirante Américo Tomás.

Com o declínio da TORRALTA e por falta de adequada manutenção aquele enorme e importante equipamento viria paulatinamente a degradar-se.

Ele não seria parte integrante no programa desenvolvido pela Sonae que também reduziria o número de camas previstas no projeto inicial de setenta mil para as seis mil e quinhentas agora contempladas no verdejante Troia Resort.

Embora os setubalenses tenham deixado de ir às piscinas do enorme complexo de Troia por as mesmas terem entretanto sido demolidas, na memória de muitos ficou o seu emblemático equipamento composto por espreguiçadeiras e cadeirões fabricados em fibra de vidro e de cor amarela.

Mas nem tudo desapareceu com a voragem dos tempos. Como podem ver subsistiram, sabe-se lá como, pelo menos estes dois cadeirões, que fui encontrar na marina de Troia, curiosamente de costas voltadas para Setúbal e para as suas gentes que mesmo assim continuam a afluir em grande número àquelas praias de fina areia branca.

Rui Canas Gaspar
2016-outubro-07

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário