notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 21 de janeiro de 2017

Uma vida foi salva hoje na Doca dos Pescadores em Setúbal
O dia apresentava-se cinzento e frio, a maré estava vazia e olhando para as águas da Doca dos Pescadores pareceu-me que ele estava morto, com fio em volta do pescoço.
Era hora de almoço e os pescadores dos botes já não estavam por ali, apenas um apareceu alguns minutos depois, enquanto eu seguia com o olhar aquele corpo que pouco depois se mexeu, dando-me a certeza que estaria com vida.
Chamei pelo pescador que acabava de chegar e pedi-lhe que desse a volta com o seu bote de forma a salvar aquele condenado que não tinha hipótese de sair dali com vida.
O pescador apanhou-o, puxou pelo canivete e cortou as redes de nylon que se enrolavam numa ponta do pescoço enquanto a outra extremidade estava presa a um pedaço de esferovite.
Solto daquela situação, voltou a atirá-lo à água e logo ele alegremente deu um mergulho de tal ordem que só veio a reaparecer no meio da doca.
Estava salvo! O pescador com um grande sorriso, olhou para a muralha onde me encontrava e disse: “já fizemos hoje a nossa boa ação” e de imediato o bote seguiu doca fora para a pesca dos chocos e eu, com as mãos geladas pelo frio cortante vim à procura do almoço.
O mergulhão lá ficou no seu ambiente, nadando, voando e mergulhando alegremente, neste dia que lhe deve ter ficado gravado na memória, por ter encontrado alguém que certamente leu a mesma cartilha a avaliar pela frase: “já fizemos hoje a nossa boa ação”.
Rui Canas Gaspar
2017-janeiro-20

Sem comentários:

Enviar um comentário