notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 4 de janeiro de 2015

A Bela Vista é um dos melhores bairros de Setúbal

Quase sempre referido pelos órgãos de comunicação social, sedeados na capital, pelos piores motivos, até alguns desagradáveis acontecimentos sem nada terem a ver com aquele espaço, a Bela Vista, em Setúbal, é provavelmente o mais diversificado e bem equipado espaço habitacional sadino onde muito boa gente gosta de viver.

Composto por três grupos designados por azul, amarelo e rosa, as construções remontam aos anos 70 e 80 e para ali foram habitar, de entre outros, vários grupos de pessoas que vão da etnia cigana a africanos oriundos das antigas colónias portuguesas.

Curiosamente, grande parte da população residente não trocaria aquele local por outra qualquer zona da cidade, ali as pessoas têm uma maior relação de proximidade e vizinhança, onde palavras como solidariedade não são vãs, estando mais próximas da ação.

O bairro tem os seus problemas, claro que os tem, mas qual será aquele que tendo tanta e diversificada população residente não o terá?

A zona azul, ou bairro azul, composto por uma dúzia de lotes, é o que provavelmente dispõe de melhor panorâmica desfrutando de uma soberba vista sobre o “rio azul” que lhe dá o nome. Troia, Arrábida e a baixa da cidade estão aos seus pés.

O Bairro Amarelo é o maior dos três, constituídos por blocos habitacionais com amplos pátios interiores é aqui que estão instalados a maior parte de equipamentos sociais de variadas instituições.

Quanto ao rosa, também conhecido como Alameda das Palmeiras é o mais recente do trio.

É neste espaço que podemos observar o mais elevado reservatório de água, uma construção que se avista de qualquer local da cidade, e quase ao lado vemos também as instalações  daquela que  foi outrora a emblemática Água da Bela Vista.

Dotado de amplo supermercado, de escolas de todos os níveis, de infantários, de Grupo de Escoteiros, de modelares instalações gimnodesportivas do ACM, das instalações sociais da CARITAS, de sedes das mais diferentes associações, de um polo da Biblioteca Municipal, de esquadra da P.S.P. aqui podemos encontrar um fervilhante mundo por descobrir.

Um amplo parque verde, dotado de um bem equipado recinto desportivo com quadras de ténis, campos de volei, máquinas de ginástica e demais equipamentos desportivos, tornam aquele um dos melhores espaços do seu género existentes em Setúbal.

Os pátios bem arranjados entre os edifícios são espaços bem agradáveis, tratados e mantidos por residentes voluntários.

São variados os projetos que se desenvolvem por toda a Bela Vista, desde sociais, a culturais, passando naturalmente pelo serviço de voluntariado.

A diversidade e multiculturalidade já levou até a que a Bela Vista fosse alvo de atenção cinematográfica, bem como objeto de estudos diversos.

A Bela Vista não é um papão como indevidamente tem sido apresentado, é um espaço onde habita muita gente séria, honesta e trabalhadora e como em qualquer parte do mundo, também por lá existem as ovelhas negras, mas isso não passa da exceção e não será certamente a regra.

Se tem dúvidas sobre o que leu, vá até lá, veja, observe e sobretudo fale com as pessoas residentes, vai ver que a sua opinião poderá mudar.

Rui Canas Gaspar
2015-janeiro-04

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário