notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 17 de janeiro de 2015

Uma boa notícia para os idosos setubalenses

Não deixa de ser curioso constatar que nos últimos anos foi feito um investimento considerável nos equipamentos pré-escolares no nosso país, dotando-o de infantários geralmente acessíveis a todas as bolsas, uns privados e outros públicos.

Mais curioso é constatarmos que em poucos anos passamos da reserva demográfica da Europa para um país cuja população decresce a um ritmo preocupante e onde os nascimentos começam a ser casos raros.

No lado oposto temos tido um alheamento quase total, por parte dos diversos Governos, em relação à população idosa, cada vez  mais populosa  e na qual pouco ou nada foi investido no sentido de preparar o país para dar a estes cidadãos as necessárias condições de dignidade agora que chegaram ao Inverno da vida.

E é com esta triste realidade que os idosos portugueses são confrontados, perante a ausência dos filhos que foram obrigados a partir para terras estranhas, pelo facto de não os terem tido, ou simplesmente pelo abandono a que foram votados pelos mesmos.

Sem familiares para os apoiar, sem instalações para os acolher, é comum escutarmos as mais tristes histórias de muitos destes nossos conterrâneos, alguns deles morrendo em casa sem que alguém dê por isso.

Daí que não deixa de ser sempre de saudar e enaltecer quando se sabe que algum equipamento para apoiar os idosos foi inaugurado, um caso infelizmente pouco comum, na nossa terra.

Por isso, e independentemente do extrato social para que naturalmente está vocacionado, foi de enaltecer a inauguração em Brejos de Azeitão do Hospital Nossa Senhora da Arrábida, com as suas residências e quartos para a população idosa, uma pedrada no charco…

E foi com satisfação que hoje mesmo, dia 17 de janeiro de 2015 tive conhecimento de que mais uma unidade com cerca de 80 camas destinada aos nossos idosos vai começar a ser construída de raiz na cidade de Setúbal no princípio deste ano.

Ainda que se trate de iniciativa privada, é motivo de regozijo, porquanto não temos qualquer notícia de que o Estado vá fazer alguma coisa a favor daqueles que trabalharam durante toda uma vida e que mereciam ter um final, um pouco mais digno.

Rui Canas Gaspar
2015-janeiro-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário