notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 10 de maio de 2019


Até quando?

Os monumentos homenageiam pessoas, individual ou coletivamente, acontecimentos marcantes e momentos que deverão perdurar na memória dos cidadãos. 

Por isso, eles são erigidos e mantidos em bom estado de conservação, em lugares destacados para que possam ser devidamente apreciados, cumprindo assim a finalidade para que foram edificados. 

No entanto, não é isso que acontece em Setúbal, com o monumento construído em homenagem ao homem do mar, erigido na Avenida José Mourinho, uma das mais concorridas artérias da nossa cidade. 

Se o remo do pescador foi levado pouco depois do bote ali ter chegado, o facto é que o resto do conjunto apresenta um tal estado de desmazelo que até dá dó. A relva cresce em tufos qual mar picado,  pinos de proteção tombados, correntes de vedação partidas e o próprio bote na falta de melhor uso até já serve de dormitório… 

E é assim que vai o nosso património! 

Será que depois de tanto tempo neste estado miserável a Autarquia ainda não conseguiu disponibilizar nenhum das suas centenas de operários que repare o que deve ser reparado neste monumento ao homem do mar? Pelos vistos não! 

Pobres pescadores, que toda a vida foram explorados e relegados para segundo plano e até num monumento em sua homenagem não são dignificados por quem de direito. 

Rui Canas Gaspar
Troineiro.blogspot.com
2019-maio-10

Sem comentários:

Enviar um comentário