notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 11 de março de 2021

 


A Escola Conde de Ferreira


A exemplo de algumas dezenas de localidades, sedes de concelho, em Setúbal podemos ainda admirar uma singular e simples construção, localizada a meio do lado norte da Avenida Luísa Todi, nº 357 de onde se destaca um pequeno frontão que lembra um campanário.

Na base deste frontão está inscrita a data de 26 de março de 1866 e sob a porta principal a inscrição “Conde de Ferreira” o benemérito que doou a verba para a sua construção e respetivo equipamento e a quem o ensino público em Portugal muito deve.

A data poderá sugerir o dia em que a escola foi inaugurada, como é comum aparecer em tantos outros edifícios. Mas não, neste caso a mesma aparecia em todas os 91 estabelecimentos escolares, dos 120 que o testamento de Joaquim Ferreira dos Santos, agraciado com o título de Conde de Ferreira, preconizou erigir e lembra a data de falecimento daquele mecenas.

Esta é uma das escolas edificada de acordo com planta única, para evitar custos maiores com elaboração de diferentes projetos, a qual contemplava alojamento para o professor, para além das salas de aulas destinadas a alunos de ambos os sexos e que deveria ser erigida num espaço não inferior a 600 M2 além da área ocupada pelo edifício.

No seu diversificado testamento o Conde de Ferreira escreveu:

“ Convencido de que a instrução pública é um elemento essencial para o bem da Sociedade, quero que os meus testamenteiros mandem construir e mobilar cento e vinte casas para escolas primárias de ambos os sexos nas terras que forem cabeças de concelho sendo todas por uma mesma planta e com acomodações para vivenda do professor, não excedendo o custo de cada casa e mobília a quantia de 1200 reis e pronta que esteja não mandarão construir mais de duas casas em cada cabeça de concelho e preferirão aquelas terras que bem entenderem.”

Depois de terem servido o ensino ao longo de décadas quer sob o regime monárquico quer sobre o republicano alguns destes imóveis ainda cumpriam o fim para que foram edificados.

A escola de Setúbal onde muitos dos nossos conterrâneos aprenderam as primeiras letras e outros se submeteram a exames oficiais está desativada como estabelecimento de ensino.

Rui Canas Gaspar

Troineiro.blogspot.com

2021-março-11

Sem comentários:

Enviar um comentário