notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 7 de março de 2021

 

 



O primeiro secretário-geral do PCP foi um setubalense


Independentemente das simpatias ou filiações partidárias a comemoração de um centenário é sempre motivo para ser devidamente assinalado, tanto mais que se pode afirmar que nos últimos 100 anos não há transformação social, avanços ou conquistas dos trabalhadores e do povo, que não esteja associada direta ou indiretamente à ação, intervenção e luta do PCP , conforme escreveu Paula Santos no jornal EXPRESSO.

O Partido Comunista Português, nasceu em 1921 e entre os seus fundadores encontrava-se um setubalense profissionalmente ligado ás coisas do mar e da indústria conserveira, um homem que viria a tornar-se no primeiro secretário-geral do partido.

José Carlos Rates, nascido em Setúbal no ano de 1879 viria a falecer em 1945. Ele foi um dedicado dirigente sindical, grande propagandista e dinâmico militante  tendo organizado sindicatos quer no continente quer na Madeira, para além de colaborar com artigos de opinião na imprensa operária.

Este dinâmico comunista visitaria também a Rússia revolucionária para ali beber os ensinamentos comunistas de forma a melhor poder exercer a sua ação em território nacional.

A polícia política estava atenta e por isso a sua ação revolucionária valeu-lhe ter sofrido penas de prisão, tendo também sido sentenciado ao degredo para terras de África.

Curiosamente este revolucionário setubalense acabaria por vir a ser expulso do partido que ajudou a fundar, em maio de 1926, aquando do 2º Congresso do PCP alegadamente devido a desvios das diretivas emanadas pela Internacional Comunista.

Em 1931, dez anos depois de ter fundado o Partido Comunista Português o multifacetado setubalense que também foi escritor, fadista e membro da maçonaria passou para o lado oposto da barricada, filiando-se á União Nacional, o partido único salazarista.

Rui Canas Gaspar

Troineiro.blogspot.com

2021-março-07

Sem comentários:

Enviar um comentário