notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 23 de junho de 2014

A Fonte do Centenário

Era dia de festa aquele 25 de julho de 1960, dia em que se dava início a mais uma edição da antiga Feira de Santiago e se inaugurava também a Fonte do Centenário, que haveria de passar a ficar popularmente conhecida como “Fonte Luminosa”.

O Major Magalhães Mexia presidia a Câmara Municipal e nesse dia tinha na sua terra um ilustre visitante. Nem mais nem menos que o Almirante Américo Thomáz, Presidente da República.

A fonte foi erigida como o mais importante marco comemorativo do primeiro centenário da elevação de Setúbal a cidade.

O monumento composto por dois lagos concêntricos encontrava-se com o seu exterior decorado com os 13 brasões dos concelhos do Distrito de Setúbal, habilmente esculpidos em mármore.

Como parece que o mal já vem de longe, a autarquia não dispunha de verbas para suportar as despesas do monumento e os sadinos decidiram serem eles próprios a suportar os encargos com a construção. Durante um ano fizeram as suas doações até que se conseguisse a verba suficiente, graças à iniciativa do jornal O SETUBALENSE que apadrinhou a ideia.

A fonte foi então inaugurada e os seus repuxos de água davam um belo aspeto a que ninguém ficava indiferente. Posteriormente ali seria colocado um grupo escultórico composto por três estátuas que representam a Terra, o Mar e a Poesia, uma obra da autoria do escultor portuense Arlindo Rocha.

As estátuas foram colocadas  no dia 12 de junho de 1971, dando-se assim por concluída a Fonte do Centenário, erigida no centro de uma movimentada rotunda, frente ao Mercado Municipal de Setúbal e bem junto à entrada do local onde outrora se fazia a Feira de Santiago. 

Presentemente, com os novos arranjos levados a cabo na Avenida Luísa Todi, a rotunda desapareceu para dar lugar a uma placa, embora a bonita e emblemática fonte ali se mantenha jorrando a água em belos repuxos que dão mais vida a esta linda artéria da nossa cidade.

Rui Canas Gaspar
2014-junho-23


Sem comentários:

Enviar um comentário