notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 15 de junho de 2016


Em Setúbal o Parque do Bonfim recebe exposição de obras de arte

O parque do Bonfim, em Setúbal, o mais nobre espaço verde da cidade sadina está a ser beneficiado com uma excelente coleção de obras de arte da autoria do artista búlgaro Nikolay Amzov.

São doze peças escultóricas com uma altura média de dois metros, multicoloridas e que se encontram subordinadas ao tema “A Alquimia da Cerâmica”, cada uma delas com a respetiva designação. Trabalhos que nos remetem para uma relação com o cosmos.

Pelas suas formas as peças, construídas em betão e revestidas com pedaços de cerâmica, parecem adquirir vida e movimento, tornando-se muito agradáveis à vista, ficando bem em qualquer zona de piscinas ou jardins.

No principal jardim da cidade búlgara de Pernik podemos encontrar peças semelhantes a estas na sua decoração. Trata-se de um trabalho da autoria de Nikolay Amzov.

Esta cidade industrial, de onde o artista é natural, tem uma área e idêntico número de habitantes que Setúbal, tendo sido fundada no século IV a.C., como fortaleza Trácia, mais tarde ocupada pelos romanos, tal como a cidade sadina.

O artista que reside atualmente em Azeitão custeou as próprias peças que se irão encontrar expostas durante um ano no Parque do Bonfim, sendo desejável, segundo minha opinião, que a Autarquia as pudesse adquirir para ali ficarem definitivamente.

No domingo, dia 19 de junho deste ano de 2016, pelas 17,00 horas a exposição será inaugurada oficialmente pela presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira. A explicação e apresentação das obras ficará à responsabilidade do Arquiteto Luís Paixão.

Setúbal será honrada com a presença do senhor embaixador da Bulgária Dr. Todor Stoyanov que não quis perder a oportunidade  de vir apreciar estas lindas obras da autoria de um artista seu compatriota.

A cidade do rio azul continua a embelezar-se e a oferecer aos seus habitantes bem como àqueles que nos visitam cada vez mais motivos de atração expondo diferentes obras de arte nos mais diversos espaços públicos.

Rui Canas Gaspar
2016-junho-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário