notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Será que não está na altura de algum dos nossos grupo musicais pegarem na letra e música do ignorado e quase desconhecido hino do Vitória Futebol Clube e o divulgarem publicamente?

Foi em 23 de março de 1925 que Ricardo Durão escreveu a letra e Celestino Rosado Pinto tratou de musicar, ele que era naquele tempo um conhecido e conceituado maestro setubalense, nascido em 17 de dezembro de 1872.

Há notícia de que o hino vitoriano a par do hino de Nossa Senhora da Arrábida era muito conhecido e cantado com frequência pela generalidade da população setubalense no início do século XX.

O hino vitoriano nunca chegou a ser gravado e raramente foi tocado nos últimos anos, porquanto ao que parece subsistiu um desentendimento relacionado com questões autorais entre o conhecido autor da música e a Sociedade Musical Capricho Setubalense de quem esteve ao serviço.

Que se tenha conhecimento, a última vez que ele foi tocado num evento oficial sadino aconteceu em 1985, no decurso das comemorações do 75º aniversário do Vitória Futebol Clube, tendo sido então interpretado pela banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Este é o Hino oficial do Vitória que ao longo dos anos tem vindo a aguardar que algum dos nossos cantores ou banda o venha a cantar, tocar e divulgar como tão bem o merece.

HYMNO do VICTORIA FOOT-BALL CLUB

BIS
Vitória Bradam nossos peitos
Cheios de força e de vontade,
Vitória certa em grandes feitos,
Prepara a nossa mocidade.

BIS
Lutar, lutar  até ao extremo
Por conquistar da glória as palmas
Vencer, vencer é o fim supremo
Que eleva sempre as nossas almas

E assim Vitória vai vibrando
BIS – Em ressonância triunfal
Como uma esp’rança tatejando
BIS – Nos corações de Portugal.

Rui Canas Gaspar
2016-junho-08

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário