notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 28 de junho de 2015

A minha primeira subida à Serra da Arrábida

No Verão de mil novecentos e cinquenta e pouco, as muito movimentadas ruas do Bairro de Troino, animavam-se ainda mais com a passagem do grupo musical que as percorria acompanhando os festeiros que tentavam coletar algum dinheiro junto dos moradores para custear as despesas da popular Festa de Nossa Senhora da Arrábida, de tanta devoção entre aqueles habitantes da zona poente da cidade de Setúbal.

O Francisco, forte pescador na casa dos 26 ou 27 anos, também lá ia no grupo, ajudando a carregar um andor.

E quando o dia da festa chegou mais uma vez ele segurou um dos varais colocou-o ao ombro e ajudou a que a imagem ficasse no alto, bem destacada, até que embarcou num grande  iate de Setúbal, daqueles muitos que ainda estavam em uso no Sado e que se encontrava acostado ao batelão então existente no interior da Doca dos Pescadores.

E foi atrás desse belo barco que seguiu todo o cortejo fluvial com as demais embarcações repletas de animadas pessoas oriundas sobretudo do típico Bairro de Troino, aquele que fica para as bandas da Igreja da Anunciada, o principal local de culto dessa gente do mar.

Depois do cortejo passar frente ao então Sanatório Marítimo do Outão e ter saudado ruidosamente os doentes que ali se encontravam internados seguiu até ao Portinho onde o iate de Setúbal parou frente ao então posto do “salva vidas” e, uma lancha, levou pessoas e o andor para terra.

E foi a partir daí que o Francisco, descalço, voltou a colocar o andor ao ombro para ao som da banda e com muitas conterrâneos a acompanhá-lo subir a serra, em cortejo, por aqueles carreiros pedregosos, até chegar ao “conventinho” onde teriam lugar as festividades tanto apreciados pelo povo setubalense.

Entre essa multidão que subia a serra, uma criança que deveria ter uns quatro aninhos, lá ia alegremente pela mão de sua mãe, que seguia o marido para todo o lado e que não poderia deixar de subir a serra para participar na festa.

Esta foi a minha primeira caminhada por um local de grande beleza que me habituei a gostar e esta foi uma história contada vezes sem conta por minha falecida mãe e que meu pai, que fará 90 anos, dentro de poucos dias, me voltou a contar, quando lhe dei a novidade de que o círio marítimo de Arrábida, interrompido há cerca de 40 anos se iria voltar a realizar este ano de 2015.

São Coisas de Setúbal que gosto e não me canso de escutar. São as nossas memórias que se não forem devidamente partilhadas, sobretudo com os mais novos, esfumar-se-ão com o passar do tempo que nos foge por entre os dedos.

Rui Canas Gaspar
2015-junho-27

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário