notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 2 de junho de 2015

Não se pode amar o que desconhece

“A Fonte de Palhais, também conhecida por Chafariz do Quebedo, ou Chafariz de S. Bernardo, por se situar perto do antigo convento de freiras Bernardas, é uma obra pombalina construída em pedra mármore de cor branca.

A fonte localiza-se na Avenida 5 de Outubro, antiga Rua Nova da Conceição, perto da passagem de nível do apeadeiro do Quebedo, no extremo nascente da antiga Freguesia de Santa Maria da Graça, atual União de Freguesias de Setúbal.

A construção deveu-se a uma ordem do Marquês de Pombal que deu indicação à Câmara, em 1772, para pagar a despesa não só do chafariz como da respetiva canalização. A ordem naturalmente cumpriu-se e a obra foi levada a cabo sob a direção do coronel de engenharia José Bruno de Cabedo, desconhecendo-se no entanto o nome do artista que esculpiu o fontanário.

Tal como o Chafariz do Sapal, a água para abastecimento desta fonte era igualmente proveniente da nascente de Alferrara, transportada para Setúbal pelo Aqueduto dos Arcos. A partir do novo fontanário também se construiu uma derivação para levar parte do precioso líquido ao convento das freiras Bernardas.”

Excerto do livro: SETÚBAL – Gente do Rio Homens do Mar

Da desativada fonte, já não corre a água que se dizia que quem dela bebesse não mais deixaria Setúbal. E porque a fonte secou muitos setubalenses partiram para terras longínquas…

Mesmo assim vale a pena ir até àquela zona da cidade para observar esta antiga obra de arte, agora que o espaço envolvente se encontra arranjado e decorado com duas enormes fotos da autoria do mestre Américo Ribeiro.

Numa das imagem podemos observar duas moças enchendo de águas as suas bilhas de barro, enquanto a outra imagem mostra-nos um grupo de acordeonistas setubalenses que se deixaram fotografar junto àquele emblemático espaço.

São coisas de Setúbal que vale a pena passar de forma a que possamos aprender mais sobre a nossa terra, dado que ninguém pode amar aquilo que desconhece.

Rui Canas Gaspar
2015-junho-02

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário