notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 30 de maio de 2015

Obrigado D. Helena

Bem sei que os nomes próprios não se traduzem, por isso deveria chamar Helen e não Helena, mas assim acho que fica melhor, mais familiar, mais perto de nós!...

Durante a minha vida tenho conhecido muita gente boa e generosa, também tenho conhecido pessoas egoístas, avarentas e que falam mal de tudo e de todos.

No sábado 29 de maio de 2015 enquanto observava no “palanque” do Banco de Portugal (Galeria Municipal) o cortejo juvenil que desfilava na Avenida Luísa Todi, por baixo de mim parou uma distinta senhora, já idosa, acompanhada por um cavalheiro bem mais novo.

Reparei que era estrangeira e pensei que talvez fosse a responsável pela Fundação que apoiou financeiramente o Festival de Música de Setúbal, até porque, de vez em quando era alvo da atenção dos fotógrafos dos nossos média que por lá andavam.

De facto a senhora Helen Hamlyn, viúva de Paul Hamlyn dirige a Fundação que apoia financeiramente o Festival de Musica de Setúbal, para além de em devido tempo ter vindo a público que é esta Fundação que irá subsidiar as importantes obras a levar a efeito no Forte de Albarquel, cedido pelo Estado à Câmara Municipal de Setúbal.

Paul Bertrand Wolfgang Hamburguer, seu falecido marido, nasceu em Berlim em 1926 e mudou-se para Londres em 1933 com a sua judaica família. Tendo ficado conhecido como um grande filantropo.

Uma das missões da Paul Hamlyn Foundation é ajudar as pessoas a perceber o seu potencial e a desfrutar de uma melhor qualidade de vida, agora e no futuro.

A Fundação opera não só em Inglaterra como no estrangeiro, sobretudo na Índia e agora que vem dar o seu apoio a Portugal, como setubalense não quero deixar de agradecer a boa vontade e a generosidade de que eu e os meus conterrâneos somos alvo.

Obrigação de fazer alguma coisa pela nossa terra temos todos, sobretudo aqueles setubalenses que foram bafejados com a sorte de terem algum dinheiro. Porém todos conhecemos vários casos que nos envergonham dado que são setubalenses proprietários  de importante património histórico que nem o arranjam nem o deixam consertar.

Daí, que continuo a defender que setubalense não é aquele que aqui nasceu mas aquele que aqui amou e apoiou a terra onde nasci tal como os meus antepassados.

Obrigado D. Helena, pelo apoio que nos deu e continua a dar.
Setúbal ficará mais bonita e mais alegre graças ao seu contributo e não tenho dúvidas que os verdadeiros setubalenses lhes estarão gratos.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-30
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário