notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 26 de maio de 2015

Barco EVORA “embaixador” das Mais Belas Baías do Mundo

Durante vários meses o barco EVORA tem vindo a sofrer obras não só de manutenção mas sobretudo importantes melhoramentos ao nível da sua funcionalidade, bem como tem vindo a ser alvo de uma completa renovação dos seus espaços interiores, de forma a adaptá-lo às novas tarefas para que o seu armador o tem destinado.

Quanto à decoração, tenta-se aproximar mais do original, bem como torná-lo num espaço de exposições itinerante, destinado não só ao lazer mas também à cultura.

Agora quando o visitante entrar no EVORA já pode conhecer toda a sua história, dado que painéis com esse objetivo já ali se encontram colocados. Também pode apreciar algumas peças históricas, tais como o símbolo da CP que ostentava na sua chaminé.

As vigias do barco, que tinham servido os submarinos alemães, estão agora mais em destaque e as mesas foram transformadas de forma a poderem servir também como expositores.

No amplo salão, grandes espelhos com molduras douradas ricamente trabalhadas dão-lhe ainda mais charme e fazem ressaltar a soberba garrafa de louça fabricada pela conceituada Vista Alegre e que receberá o EMBARCADO, o néctar que há alguns anos serve de lastro ao barco. O generoso moscatel roxo setubalense.

E é assim com estas novas roupagens que o EVORA se vai apresentar no Rio Tejo, onde servirá como principal barco de apoio ao mais importante evento náutico mundial, pela segunda vez.

A VOR (Volvo Ocean Race) trará a Lisboa largos milhares de pessoas  de todo o mundo, para assistirem à “fórmula 1 dos mares”, um evento considerado pelo Governo Português como sendo de  Interesse Público.

Mas o EVORA reserva ainda outra surpresa, ele vai ser o maior embaixador das mais belas baías do mundo e por isso mesmo vai ter patente uma excelente e completa exposição sobre esta temática, com naturalmente a setubalense “baía dos golfinhos” em destaque.

Milhares de pessoas terão oportunidade de visitar na capital portuguesa este barco histórico e as suas exposições. Depois da VOR o barco retornará  ao porto de Setúbal onde teremos oportunidade de o visitar ou mesmo fazer nele um dos muitos cruzeiros no Sado agendados para este ano.

Talvez a mais interessante saída do EVORA seja aquela em que ele se irá  integrar nos cortejos da Festa de Troia e esta será uma oportunidade soberba para desfrutar do charme do “velho Senhor do Tejo” que para os setubalenses mais não é do que o seu “Cisne Branco do Sado”.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-26

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário