notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Setúbal mais bonita

Hoje pela manhã tive de ir tratar uns assuntos na baixa de Setúbal e verifiquei uma desusada azáfama, compreensível atendendo a que no sábado se irá comemorar os 500 anos do Foral Manuelino entregue a Setúbal.

O programa contempla um conjunto de ações de rua que certamente atrairão milhares de setubalenses à baixa para ver os espetáculos e certamente para fazerem algumas compras de ocasião nas lojas comerciais daquela histórica zona da cidade.  

Hoje eram já alguns os turistas que por ali andavam. Eu meti conversa com um pequeno grupo de língua francesa e tive oportunidade de os encaminhar para a loja “COISAS DE SETÚBAL” (nada tem a ver com o grupo do facebook com a mesma designação) a funcionar no rés-do-chão dos Paços do Concelho, no sentido de ali poderem obter mais informação sobre a cidade e eventualmente poderem adquirir alguma recordação.

Mas o que me deixou bem satisfeito foi ver já pintados os candeeiros na Rua da Velha Alfândega, enquanto um operário camarário com uma máquina elétrica lixava os bancos públicos, provavelmente para os envernizar seguidamente.
Uma outra equipa de calceteiros ia reparando cuidadosamente alguns buracos nas ruas artisticamente pavimentadas.

Outra equipa atarefava-se a limpar o bonito lago de forma a que pudesse ser de novo cheio com água limpa e toda aquela zona ajardinada ficasse mais agradável.

Vi também mais uma equipa a colocar as armações onde serão hasteadas as bandeiras e onde serão erigidas as tendas medievais e outros equipamentos próprios para a festa que se vai realizar.

Finalmente pude apreciar dezenas de novas floreiras já dependuradas nas varandas das casas dando um ar muito mais alegre a todo aquele vasto espaço, enquanto uma outra equipa se atarefava a colocar muitas outras pelas varandas das ruas circundantes.

Não tenho quaisquer dúvidas que no sábado quem for à baixa de Setúbal, munido de máquina fotográfica, vai ter muito para fotografar e um bom programa para se divertir e também para aumentar os seus conhecimentos culturais.

Mais uma vez Setúbal está de parabéns e mais bonita e só não vê isso quem não quiser ver.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário