notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O “Cisne branco do Sado” deslizou hoje pelas águas do nosso belo rio azul

A primaveril tarde de hoje dia 6 de maio deste ano de 2015 estava bem agradável. O nosso belo rio azul apresentava-se de águas calmas com a baía dos golfinhos mais parecendo um verdadeiro espelho.

Eu deslizava serenamente rio abaixo depois de vários meses atracado ao cais nº 1 onde dedicados companheiros têm vindo a tratar de mim embelezando-me de modo a que me possa apresentar com novo visual, mais próximo daquele original com que saí dos longínquos estaleiros de Kiel, na Alemanha.

Neste primeiro dia de temporada tive o privilégio de transportar os mais velhos setubalenses, residentes na Freguesia de São Sebastião, provavelmente a maior parte deles antigos homens do mar, varinos, e elas, antigas “mulheres da fábrica”, as laboriosas conserveiras  sadinas.

Em terra, eram muitos aqueles que me apreciavam, deslizando sobre as águas qual cisne branco do Sado e, curiosamente enquanto eu passava junto ao P.U.A. cerca de uma dezena de jovens estudantes preparavam-se para se fazer às águas do nosso Sado, nos pequenos caiaques.

Setúbal é terra de gente do rio e de homens do mar!

Foi um dia muito interessante e espero que muitos outros se repitam. De facto são poucos ou nenhum os setubalenses ligados direta ou indiretamente ao nosso belo Sado que não gostam de me ver e fotografar, comentando com os amigos: - Este é o EVORA, o mais antigo barco fluvial português movido a diesel. Ele foi também o primeiro a utilizar hélices de aço inoxidável e é rijo que se farta. Pudera, foi construído com chapas de aço de antigos tanques alemães que combateram na Primeira Guerra Mundial!

Não sou vaidoso, mas lá que tenho um certo charme, lá isso tenho, depois… se não for eu a gostar de mim quem gostará?

Rui Canas Gaspar
2015-maio-06

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário