notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 17 de setembro de 2016

Já foi à Herdade da Mourisca? 

A hora de almoço aproximava-se rapidamente e num pequeno espaço de receção à entrada do recinto uma senhora pergunta-nos de onde viemos. Ela está provavelmente a contar os visitantes e a registar de onde são oriundos. Penso que não poderão ser assim tantos, caso contrário não daria conta do recado!...

O agradável espaço da Herdade da Mourisca recebe neste fim-de-semana, dias 17 e 18 de setembro de 2016, a 8ª edição da OBSERVANATURA um agradável e simpático evento de entrada livre onde o visitante amante da natureza terá oportunidade de assistir às oficinas temáticas, workshops e palestras, podendo ainda participar de caminhadas, passeios de barco, observação de aves e visitar os stands de empresas, autarquias, e grupos diversos, sobretudo aqueles que se prendem com o turismo da natureza.

Mas, o mais agradável que se pode encontrar naquele espaço é sem dúvida as instalações do moinho de marés, agora redecorado com fino bom gosto e onde o visitante pode desfrutar do que lá é servido ou simplesmente apreciar o espaço e usufruir da sua beleza e da que a rodeia de forma tranquila e descontraída.

Mas ir à OBSERVANATURA e não ir observar e apreciar a riqueza de aves que abundam neste espaço é como ir a Roma e não ver o Papa, como diz o nosso povo.

Um barco de fundo chato e construído em fibra de vidro, com um entendido guia e bom conhecedor daqueles esteiros do nosso Rio Sado leva-nos por entre os sapais enquanto vai apontando e identificando as diversas aves que ali são aos milhares.

Lindos flamingos cor-de-rosa, Ibis negros, pilritos, águias sapeiras e as mais diversas aves são avistadas, identificadas e fotografadas pelos muitos amantes do turismo da natureza.

É notável a diversidade de eventos que Setúbal proporciona aos seus habitantes e a quem nos visita, mas a OBSERVANATURA é de facto uma daquelas mostras a não perder.

Infelizmente a única nota negativa que tenho a registar é a paupérrima matéria promocional turística da nossa região e da própria Reserva Natural do Estuário do Sado, em contraponto com outros stands que por lá existem promovendo diferentes concelhos e regiões de Portugal e até da vizinha Espanha.

Mas, não se esqueça que este é um espaço que vale a pena visitar e se não tiver oportunidade de ir à OBSERVANATURA vá em qualquer dia da semana à Herdade da Mourisca e visite o moinho de maré.

Aproveite para fazer um passeio de barco para observação das nossas lindas aves e verá que não se vai arrepender.

Rui Canas Gaspar
2016-setembro-17

Sem comentários:

Enviar um comentário