notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 15 de março de 2020


Já comeu xarém? 



No início do século XX muitos pescadores oriundos do Algarve, sobretudo da região de Olhão, Fuzeta e Tavira, vieram radicar-se em Setúbal, assentando arraiais na zona do Bairro de Troino.

Com eles vieram naturalmente usos e costumes algarvios que os tinham absorvido em boa parte dos mouros que durante muitos anos ocuparam aquela região do Sul de Portugal.

O xarém (ou xerém) é um prato típico tradicional da cidade de Olhão e que em Setúbal teve muito consumo entre as famílias dos descendentes algarvios, sobretudo nos invernosos meses aquando do defeso da pesca da sardinha, período em que a fome grassava por toda esta terra de pescadores e conserveiras.

Por ser muito saboroso e barato era consumido com alguma frequência tendo até sido “exportado” para o Brasil e Cabo Verde.  

Trata-se de uma papa de farinha de milho a que se poderão juntar mais alguns condimentos, dependendo da bolsa e da criatividade do cozinheiro.

Ao olhanenses juntam-lhes conquilhas, as deliciosas ameijoas que dão ao prato um delicioso paladar que poderá também ser preparado com toucinho, presunto e chouriço.

Se nunca o degustou e tem os ingredientes necessários aproveite para cozinhar e fique a conhecer mais um pitéu que foi um dos 7 candidatos finalistas às Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

Rui Canas Gaspar
Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário