notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 24 de janeiro de 2021

 

 

 



Apara-lápis  o peixe esquisito que nos apareceu…


 

Estávamos no início dos anos setenta do passado século XX quando as traineiras de setubalenses se depararam com um desconhecido fenómeno.  É que ao invés da captura dos cardumes de sardinha ou carapaus começaram a recolher nas suas redes grandes quantidades de pequenos peixes de cor alaranjada e com um bico comprido.

 

Apara-lápis este peixe costeiro, também conhecido por trombeteiro ou corneta, quando juvenis vivem na coluna de água alimentando-se plâncton tal como as sardinhas.

 

Esta espécie piscícola praticamente quase não tinha valor comercial o que representava um importante prejuízo para os pescadores. Ele acabaria por ter como destino a fábrica SADOP, uma unidade industrial sediada na periferia da cidade que transformava em farinha as toneladas dos pequenos peixes carregados em camionetas de carga desde a doca dos pescadores.

 

Conforme apareceu, também algum tempo depois desapareceu, não deixando boa memória a sua passagem por terras setubalenses, embora tenha ficado o registo sonoro conforme podemos aqui escutar  

https://www.youtube.com/watch?v=prpQDWLuvjg

 

Rui Canas Gaspar

2021-janeiro-24

Sem comentários:

Enviar um comentário