notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 2 de abril de 2014

COM A VERDADE ME ENGANAS

REVOLUÇÃO EM SETÚBAL

A tradicional mentirinha, que anualmente no dia primeiro de abril partilho com os meus amigos, este ano foi mais elaborada e, também chegou a mais gente do que alguma vez poderia imaginar.

Foram amigos e desconhecidos, na ordem de largos milhares de pessoas que se encontram nos mais diversos países de todos os continentes, despertando as mais variadas reações os que receberam a notícia amplamente compartilhada.

Depois de colocar a novidade no www.troineiro.blogspot.com a página onde normalmente partilho os meus pensamentos, opiniões e notícias a mesma espalhou-se pela internet como fogo no palheiro, com centenas de pessoas e páginas a repicarem-na.

Diverti-me imenso a ler os mais diversos comentários colocados pelos leitores e só por isso valeu apenas ter escrito o texto.

Mas o mais engraçado é que esta é uma mentira quase perfeita (pecando talvez pelo exagero) mas trazendo à mistura alguma coisa de verdade.

E se é mentira que no dia primeiro de abril não se desencadeou todo aquele conjunto de obras, se nunca existiu a Associação de Proprietários de Setúbal – Baixa, se não é verdade que um hipotético grupo financeiro dos Emiratos Árabes Unidos adquiriu vários prédios na baixa, ou um tal inexistente Manuel Dinares, de uma Secretaria de Estado da Recuperação Urbanística (que não existe) esteve em Setúbal com o empresário angolano José Tapadinha, que nada tem de tapadinho… o facto é que muito do que se disse está prestes a ser despoletado, senão vejamos:

O aprofundamento dos canais do Sado que permitirão a entrada no Porto de Setúbal pelos navios de maior calado, incluindo o Queen Elizabeth II está prestes a avançar sob a responsabilidade da APSS.

A Marina de Setúbal, pode não ser a que se apresenta na imagem e que foi apresentada pela candidata do PS às eleições autárquicas, mas que está para avançar algo do género é notícia que corre nos “mentideiros” constando-se que a concretizar-se é com recurso aos capitais de um investidor angolano.

O mesmo acontece com o edifício do Porto de Setúbal que segundo consta está a ser elaborado um projeto para o transformar em hotel.

A centro da cidade chegou ao ponto a que chegou de desertificação, em parte, porque não se avançou no decurso da presidência de Mata Cáceres com o projeto discutido com um grupo de comerciantes da baixa e que apontava para a cobertura da mesma de forma a ficar do tipo das galerias Vitor Emanuel, em Milão, decorando e dinamizando aquela artéria comercial.

O parque de estacionamento subterrâneo é um projeto que consta do programa do atual executivo municipal e está para breve o seu avanço no terreno.

Não falei sobre a última fase do Parque Urbano de Albarquel que está a revolucionar a zona poente da cidade, nem falei também no vasto conjunto de obras em curso na zona que circunda o novo Centro Comercial Alegro a nascente da cidade, modificando radicalmente aquela entrada da cidade.

Igualmente não referi o Parque Urbano da Várzea que vai modificar, em muito a zona norte setubalense, embelezando um vasto território, tornando-o na maior zona verde da cidade.

Para quem não visita Setúbal desde à meia dúzia de anos e se cá vier no próximo, não reconhecerá esta terra, embora saibamos que muito ainda teremos para fazer.

Pena é que não apareça por aí um grupo qualquer que transformasse a baixa, embora tenhamos já identificado alguns “submarinos” a fotografar edifícios e a sondar alguns proprietários sobre o preço dos imóveis existentes naquela zona.

Não estamos a falar de utopia, estamos a falar de realidades e isto está a acontecer em Setúbal! Como tal a mentirinha de abril tem um substancial peso de verdade e Setúbal está de facto a viver uma autêntica revolução urbanística.

Dir-me-ão alguns dos meus conterrâneos: E as casas degradadas? E as estradas e ruas esburacadas? E a miséria em muitos lares na nossa cidade? E os cêntimos que tenho no bolso para me governar até ao final do mês?...

De facto, porque tudo isso é verdade e não uma mentira de primeiro de abril não a inclui no meu primeiro texto, espero poder contar essas atuais realidades como mentira no próximo ano, a fazer fé nas boas notícias que todos os dias os nossos governantes nos transmitem.

Bem, abraço, boa disposição e desculpem qualquer coisinha, porque tristezas não pagam dívidas…

Rui Canas Gaspar

2014-abril-02

Sem comentários:

Enviar um comentário