Cem anos ao serviço do
caminho-de-ferro
No
dia 1º de maio de 1915 algumas dezenas de pessoas, seguramente técnicos que
trabalharam na obra e quadros da Companhia de Caminhos de Ferro, juntavam-se
frente à boca de entrada norte do recém-construído túnel de Quebedo para
registar uma importante efeméride.
A
maior parte destes homens usavam chapéu como era hábito na época. Porém,
podemos ver na foto que ficou gravada para a posteridade, a chapa metálica
colocada naquela peça masculina, indiciando que o seu utilizador era
funcionário da companhia ferroviária.
O
registo foi captado à boca do escuro túnel, com cerca de uma centena de metros
de comprimento que atravessava a cidade por baixo do miradouro de S. Sebastião.
A
entrada do túnel encontrava-se decorada, neste dia festivo, com duas viçosas palmeiras
emprestando um ar de alegria àquele momento tão importante para o
desenvolvimento de Setúbal em particular e do país em geral.
Vencido
este obstáculo natural a linha de caminho-de-ferro poderia avançar para Sul, junto
ao Sado, logo se construindo pouco depois da sua saída, nas Fontainhas, a nova
estação de Setúbal-Mar.
Para
que fosse possível avançar com os trabalhos da Linha do Sul a Câmara Municipal
de Setúbal foi autorizada pelo Governo a cobrar novas taxas tendo por objetivo
o financiamento da obra.
Tratava-se
de um importante projeto datado de 30 de abril de 1903, da responsabilidade do engenheiro
Augusto César Justino Teixeira, o qual seria alvo de aprovação superior em 6 de
julho de 1903, apresentando-se então como o primeiro troço da Linha do Sado.
A
ligação até Alcácer do Sal só entraria oficialmente em funcionamento no dia 25
de maio de 1920. Depois, daí o comboio seguiria rumo ao Algarve, completando a
linha do sul, após ter vencido em Setúbal aquele obstáculo natural que no
primeiro de maio se registaria em fotografia para a posteridade.
A
jovem República Portuguesa, com apenas cerca de cinco anos de existência, via desta
forma assinalada, em Setúbal, graças à inauguração de uma importante obra de
vulto, a efeméride em que muitos milhões de trabalhadores comemoravam o seu dia,
um pouco por todo o mundo.
Rui
Canas Gaspar
2015-maio-01
www.troineiro.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário