notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 5 de maio de 2015

Iniciou-se em Setúbal a construção de um lar de terceira idade

Discretamente, até porque o local não é propriamente de passagem, começou a edificação de um importante e grande edifício destinado a acolher algumas dezenas de setubalenses que por se encontrarem no inverno da vida e não disporem do necessário suporte familiar poderão encontrar ali o seu último lar.

A construção a cargo da empresa COMPROJECTO tem um total de mais de 3.600 M2, encontra-se implantada num espaço que ocupa mais de mil e quinhentos metros quadrados e desenvolver-se-á em dois pisos acima da cota de soleira e mais um abaixo da mesma cota.

A edificação promovida por uma entidade particular é destinada a um lar de terceira idade e é seu promotor a empresa “TEMAS DA VIDA, LDA.” com sede em Palmela, na Villa Mariyah, local onde também possui uma das suas unidades de apoio à terceira idade.

O novo equipamento fica localizado praticamente nas traseiras do call-center, perto do Centro Comercial Alegro.

Todos notamos a carência deste tipo de equipamento quer público, quer privado, porquanto a esperança de vida entre os portugueses tende a aumentar e o apoio familiar é cada vez menor, fruto da baixa natalidade e da ausência de uma estrutura familiar consistente que possa cuidar dos seus idosos.

Conforme o Estado investiu numa rede de estabelecimentos destinados ao ensino pré-escolar é minha convicção de que deveria fazer o mesmo para apoiar aqueles cidadãos de menores recursos financeiros e que não possam suportar os encargos financeiros com uma unidade privada, sabido que estas unidades nunca serão baratas atendendo aos elevados custos de operação e manutenção.

Por tudo isto, regozijo-me com a iniciativa da construção desta unidade, cuja edificação foi agora iniciada na cidade do rio azul e que certamente virá colmatar, em parte, uma deficiência que aqui cada vez mais se faz sentir.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-05

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário