notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Parabéns presidente Dores Meira pelos sete aninhos do P.U.A.

O Programa Polis aprovado em 15 de maio pela Resolução do Conselho de Ministros 26/2000 tem como objetivo promover a qualidade de vida nas cidades, melhorando a atratividade e a competitividade dos polos urbanos.

Era Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, o socialista professor Manuel da Mata de Cáceres, quando no Fórum Municipal Luísa Todi se reuniram os presidentes das Câmaras Municipais com intervenções previstas no âmbito deste inovador programa, conjuntamente com o Secretário de Estado do Ambiente, engenheiro José Sócrates.

Antes do encontro no Fórum Municipal, onde foi apresentado o programa, os convidados, autarcas e governante tiveram oportunidade de fazer um passeio a pé pela Avenida Luísa Todi, para melhor a conhecerem, local onde também se encontrava um quiosque informativo do Polis.

Tratava-se de uma enorme área que iria também ser intervencionada no âmbito do programa. Este encontro de Autarcas com o representante do Governo terminaria com um almoço (quase à hora do lanche) servido na Pousada do Forte de S. Filipe.

Em Setúbal, a primeira artéria a ser intervencionada e a obra a ser dada por concluída foi a renovação da Avenida Luísa Todi, embora com várias alterações ao inicialmente projetado.

No dia 9 de maio de 2008 nascia o Parque Urbano de Albarquel, a segunda grande obra do Polis setubalense, sendo então presidente da Autarquia a comunista Dra. Maria das Dores Meira.

O Parque Urbano de Albarquel recebeu nesse dia o presidente da sociedade Setúbal Polis e presidente da CCDR-LVT, António Fonseca Ferreira, assim como o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão.

Naquele novo espaço foi então descerrada uma lápide, em brecha da Arrábida onde o registo do evento foi gravado para que a memória dos homens dele não mais se esquecessem.

O P.U.A. como carinhosamente os setubalenses gostam de o chamar foi de facto a mais emblemática e consensual obra levada a efeito na cidade nos últimos anos, tendo transformado cerca de quatro hectares no seu extremo, na base da Serra da Arrábida, num local aprazível para toda a família, onde não faltam as necessárias infraestruturas de apoio.

Esta foi a primeira de outras obras que visam devolver o rio à cidade resultando numa ampla zona marginal ao longo do Sado, vocacionada para o lazer, o desporto e o turismo.

Em 23 de junho de 2012 outra faze seria inaugurada, desta vez a frente ribeirinha poente, via desaparecer barracões para dar lugar a amplos relvados, um quiosque e uma obra de arte com motivo de um navegador apontando para poente.

Pouco depois, era a vez do público setubalense poder usufruir do areal da Praia da Saúde.

Neste momento apenas falta concluir a demolição das antigas instalações da Sadonaval e ali edificar o “terminal 7”, recuperando urbanisticamente aquele lote de terreno entre a Praia da Saúde e o P.U.A.

Tenho para mim que um dos segredos do sucesso deste espaço, para além da sua indiscutível beleza e funcionalidade, passou pela sensação de segurança dada aos seus utilizadores. É bom lembrar que o parque era patrulhado à noite por agentes da PSP e durante o dia pelos patrulheiros, os reformados de Troino, que representaram desde sempre uma mais-valia para o P.U.A.

Se o que falta fazer for concluído durante a vigência da atual presidente da Câmara, será sem dúvida o nome dela que ficará indissociavelmente ligado a todo este projeto de recuperação ribeirinha, desde o P.U.A. até às imediações da Doca dos Pescadores, a artéria que agora se designa por Avenida José Mourinho.

Não quero deixar passar a oportunidade, neste dia para mim tão importante do ponto de vista familiar e em que se assinala também o nascimento do P.U.A. de dar os parabéns à presidente Dra. Maria das Dores Meira e a todos aqueles que tiveram a ideia, se empenharam antes e durante a construção, não esquecendo aqueles que a concretizaram, mantendo este espaço como certamente todos nós gostamos.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-09

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário