notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Feios, Porcos e Maus

Provavelmente este é o filme mais conhecido entre os portugueses do realizador Ettore Scola, bem como o seu melhor trabalho, vencedor do prémio, para melhor realização, no Festival de Cannes 1978.

Mas, se eu tivesse de atribuir um título a outro “filme” que vi hoje em Setúbal, provavelmente seria esta a designação que também lhe daria pelos seguintes motivos:

FEIOS - Porque os protagonistas certamente não gostarão de lindas flores, de espaços exteriores arranjados e bonitos e, como tal, se não gostam destas coisas deverão ser naturalmente feios.

PORCOS - Sem qualquer ofensa para os suínos. Mas se vêm deitar os restos dos fogareiros na via pública, ao lado de contentores, em cima de um novo revestimento que ainda se encontra em execução, a classificação não poderá ser mais adequada.

MAUS – Pois quem é que pode ser bom para os outros se nem para si o é? Ao fazer continuadamente este trabalho está a denegrir a imagem dos seus colegas da restauração que nada têm a ver com o assunto.

Pois é, estou a falar das obras de arranjo exterior que se encontram em curso no parqueamento junto aos cacifos dos pescadores.

O espaço da responsabilidade da APSS começou a ser alvo de embelezamento com a colocação de flores, e do arranjo artístico com pedra-pomes no espaço entre o passeio e o parque de estacionamento.

Mas, por incrível que pareça o mesmo restaurante que antes colocava as cinzas do fogareiro em cima da terra, ao lado dos contentores, foi agora colocar em cima da negra pedra-pomes, enquanto os trabalhadores que estão a tratar daquele espaço se encontravam ausentes.

Uma falta de respeito pelo trabalho dos outros, um desrespeito pelos demais cidadãos e uma não menos falta de respeito para com os próprios colegas de restauração.

Tive oportunidade de assistir à manifestação de indignação dos trabalhadores que tratavam daquele espaço quando verificaram que o trabalho que ainda não tinham concluído já se encontrava vandalizado por quem o deveria preservar.

Tive oportunidade de escutar da boca de outra pessoa que frequenta o local a indicação do nome do restaurante que é useiro em fazer este sujo trabalho.

Mas, o melhor a que assisti foi, um casal que participou na troca de impressões entre o pequeno grupo de indignados ao saber o nome do restaurante, e sendo para lá que se dirigia para almoçar, de imediato disse alto e bom som que não mais lá voltaria.

Não podemos generalizar e eu também não o vou fazer, mas que há por aí muita miséria engravatada que não passam de seres Porcos, Feios e Maus, lá disso não tenho dúvida.

Rui Canas Gaspar
2015-maio-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário