notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Setúbal é uma cidade onde se pode sair à noite em segurança

Dizem aquelas pessoas que trabalham durante a noite em Setúbal, que esta é uma cidade segura, bem vigiada e bem patrulhada pelas forças de segurança, com frequentes operações stop durante a noite e com as entradas e saídas da cidade bem controladas.

É certo que todos compreendemos que não pode haver um polícia em cada esquina e por isso eu defendo que as câmaras de vigilâncias instaladas na via publica são um excelente meio dissuasor.

Hoje contou-me alguém uma curiosa experiencia a que assistiu, esta semana, e em que foi interveniente uma patrulha da Polícia de Segurança Pública. Pelo seu ineditismo não resisto a partilhar aqui.  

Pouco passava da uma da manhã quando uns “rapazinhos” resolveram ir fazer rali para o novo parque de estacionamento recém-construído pela APSS, junto aos cacifos dos pescadores, frente ao Bowling de Setúbal.

O automóvel onde se deslocavam passava velozmente entre as autocaravanas que ali estavam estacionadas, como se fossem pinos, com um chiar de pneus impressionante, a que se juntava o roncar do motor, a gritaria dos ocupantes e a música altíssima do rádio da viatura.

Um carro patrulha da P.S.P. chega com o “pirilampo” desligado, apaga as luzes e bloqueia a saída do parque. Entretanto o condutor e acompanhantes não deram pela chegada do carro patrulha e param a sua viatura, dentro do parque, frente ao “ÉVORA” com a música altíssima e fazendo uma gritaria que certamente incomodaria não só os turistas estrangeiros que ali pernoitavam mas também quem estivesse nas redondezas.

Qual não foi o espanto do motorista e ocupantes da viatura, quando sem se terem apercebido tinham os agentes da P.S.P. de volta do carro a mandarem-nos sair para identificação, provavelmente a convidarem-nos a fazer algum teste de alcoolémia e, muito provavelmente, a autuarem o condutor pelo excesso de ruido que estava a fazer na via pública durante a noite.

Se é frequente ouvirmos queixas de falta de patrulhamento por parte da P.S.P., especialmente diurno, se é um facto que o vandalismo grassa nesta e noutras cidades, também não deixa de ser verdade que a segurança dos setubalenses está de certo modo assegurada por profissionais que zelam pelo bem-estar dos cidadãos.

Que o digam aqueles que por for questões de trabalho ou de lazer têm de se deslocar à noite pela cidade, sobretudo junto às artérias de entrada e saída, sem esquecer o ponto crítico de controlo que é a zona da “rotunda dos golfinhos”.

Rui Canas Gaspar
2014-dezembro-04

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário