notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

E vivam as rotundas em Setúbal

Como condutor gosto da existência de rotundas dado que me permitem alterar com facilidade o trajeto, particularmente quando me encontro a conduzir em localidades desconhecidas. Prefiro também as rotundas aos cruzamentos regulados por semáforos que regra geral fazem-nos perder mais tempo.

Por outro lado, considero mais vantajoso, onde isso se possa aplicar a existência da rotunda em substituição do cruzamento regulado pelos semáforos, pelo consumo de energia que isso representa.

Finalmente, gosto das rotundas porque é um espaço onde se podem colocar elementos escultóricos que muito poderão contribuir para o embelezamento das localidades.

Admito que outros condutores tenham opinião diferente, mas enfim, cada um gosta do que gosta e argumenta em função daquilo que lhe parece melhor.

E foi com satisfação que vi ser alterada a Avenida da Europa, em Setúbal, com a introdução de uma útil rotunda que permite o acesso mais rápido à Avenida Independência das Colónias, evitando para quem vem da Avenida dos Ciprestes ter de conduzir ao longo de toda essa via para fazer a inversão de marcha já na rotunda do Rio da Figueira, melhor dizendo, na Praça Tratado de Roma (junto ao Mac’Donnalds).

Mas, independentemente da bondade da obra, o que tem chamado a particular atenção de vários automobilistas é a acentuada inclinação da rotunda (lado norte) pendendo para o lado de fora, quando o normal seria exatamente o contrário.

Provavelmente os projetistas pensaram na forma mais rápida e prática de escoamento de águas das chuvas, que neste caso não vão para qualquer coletor mas sim diretamente para a Várzea.

Porém, com a inclinação da via para o lado de fora, alguns condutores mais apressados, menos atentos ou com as viaturas que não estejam nas melhores condições poderão facilmente ir bater na berma e, quem sabe, se um destes dias algum não irá parar à várzea.

Aquele espaço é bem recente e a zona que apontamos já se encontra com as bermas “ratadas” pelo que julgamos que algum expert municipal ligado a estas questões de trânsito deveria ver este assunto quanto antes não vá o diabo tece-las, como diz o nosso povo.

Rui Canas Gaspar
2015-fevereiro-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário