notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Avenida da Europa mais agradável e mais segura

Está de facto com um aspeto muito agradável a nova rotunda da Avenida da Europa, depois de ter sido decorada com os grandes vasos brancos com laranjeiras, agora que todos os vasos se apresentam devidamente iluminados durante a noite.

Para além da beleza que a luz ajuda a potenciar, há também o não menos importante fator de segurança rodoviária, tornando aquela área da movimentada avenida muito mais visível e consequentemente menos propícia a acidentes.

Já o mesmo não acontece com a nova via que ali vem desembocar, estou a referir-me à avenida em construção, na Várzea, na parte que liga a Avenida dos Ciprestes, com esta mesma, um local de curva acentuada em que não passa meia dúzia de dias que ali não aconteça um despiste.

E porque ali passo diariamente dá para ver que de dia para dia as peças de lancil de proteção da via se apresentam cada vez mais destruídas, devido aos constantes embates, até ao seu desaparecimento total.

Os serviços de trânsito já lá colocaram uma placa refletora, mas nem sequer me deu para a ver inteira e, neste momento, fruto de vários acidentes já está completamente inoperacional.

Ora sabendo-se que o local é por demais perigoso, porque é que em vez de uma placa refletora não se colocam várias de forma a perceber de dia ou de noite a perigosidade da curva?

E porque é que em vez de se ter colocado um insipiente holofote solar em cima da curva não se coloca luz como deve ser?

Se os prejuízos já causados nas viaturas fossem imputados a quem tem a responsabilidade por tamanhas anomalias nesta questão de trânsito, seguramente que esta e outras seriam minimizadas, nas como são os automobilistas e as seguradoras a pagar, a Câmara Municipal vai deixando correr…

Mas, até quando é que isto se vai manter assim? Nem eu, nem ninguém saberá responder, é que aquele troço faz parte da nova avenida começada e acabada saber-se-á quando, atendendo à especificidade da construção que para além do dinheiro necessário, tem ainda negociações de contrapartidas em curso.

Até que tudo isto se resolva, esperemos que os constantes acidentes não venham a ocasionar vitimas mortais, para que depois disso acontecer venham então os responsáveis(???) tentar sacudir a água do capote.

Rui Canas Gaspar
2015-novembro-11

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário