notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 17 de novembro de 2015

As mais emblemáticas livrarias setubalenses

Se há casas onde sempre gosto de entrar e dispensar algum tempo é nas livrarias, locais de cultura e de conhecimento que não dispenso e onde dou o dinheiro que ali possa gastar por muito bem empregue.

Lembro-me da Livraria Nun’Alvares, localizada na antiga Rua dos Ourives, propriedade do meu amigo e irmão Escuta, o livreiro Joaquim Santos e Silva. Esta foi a primeira casa da cultura que eu frequentei a par da Biblioteca Municipal.

Depois desta antiga livraria ter encerrado portas apareceu a “ANTECIPAÇÃO”, na antiga Rua dos Sapateiros, ainda antes do 25 de Abril de 1974. Depois de vários anos de funcionamento também acabou por fechar portas.

Em 1973 o açoriano Manuel Medeiros abre a “CUILSETE” na Avenida 22 de Dezembro, neste momento a mais antiga livraria em funcionamento na cidade de Setúbal e aquela que mais dinamismo imprime à atividade, promovendo frequentes eventos culturais.

Pouco tempo depois surge a “HEMUS”, na Rua Serpa Pinto, ali bem perto da Praça do Bocage. Provavelmente aquela que está comercialmente mais bem localizada.

A livraria e papelaria “GALO” surge em 1976 com instalações na Rua Major Afonso Pala e embora seja efetivamente uma livraria dedica-se mais aos artigos de papelaria e à venda de jornais e revistas.

Finalmente na Rua do Concelho, mesmo ao lado da Câmara Municipal, um pouco escondida, mas muito acolhedora e onde se respira o espírito livreiro, vamos encontrar a “UNIVERSO” onde o poeta/livreiro senhor Raposo nos brinda com as novidades livreiras e algumas obras raras que lá vai encontrando e disponibilizando na sua pequena mas simpática livraria.

Sem qualquer desprimor, a par destas casas, existem mais duas ou três outras na cidade, mas que pelas suas características de funcionamento, antiguidade e material comercializado não as considero tão emblemáticas como as que acima referi.

Rui Canas Gaspar
2015-novembro-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário