notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 28 de maio de 2017

A padaria setubalense que virou espaço artístico 

Provavelmente algumas pessoas, vindas das bandas de Troino,  atravessariam a pequena ponte entre as duas margens da Ribeira do Livramento, ali bem perto da Capela do Carmo, para poderem entrar na Rua dos Sapateiros. 

Elas dirigiam-se à Padaria Carmona para adquirir o saboroso pão que ali se fabricava, bem perto do Largo do Sapal, tal como o faziam as pessoas importantes que residiam nesta zona central de Setúbal. 

Passados alguns anos a padaria foi vendida e os novos donos decidiram que aquele era o espaço adequado para fazer um bom café, um restaurante, uma espécie de clube para a elite setubalense onde se pudesse fumar, ler o jornal, discutir e até comer no Império, como assim foi então batizado. 

O novo proprietário encetou os necessárias trabalhos de adaptação tendo chamado para decorar o espaço o talentoso António Casimiro da Silva, que levou tempos e tempos a acabar a obra porque para além dos seus afazeres profissionais era um destacado militante anarquista. 

Mas, o facto é que o espaço ficou pronto e bonito e a clientela inicialmente não faltou àquele novo estabelecimento que, embora sem casa de banho, se apresentava dotado de lavatório com toalha, imagine-se o luxo!... 

Mas, como não há amor que sempre dure, certo dia também as dívidas do proprietário à banca levaram a que o imóvel fosse parar ao Montepio Geral que o acabaria por vender em hasta pública. 

E foi alguém mais endinheirado da capital que acabaria por adquirir o bonito e bem localizado edifício, arrendando-o posteriormente ao Clube dos Amadores de Pesca de Setúbal, que ali tiveram a sua sede e centro de convívio por cerca de meio século, até que dia chegou e dali partiram os últimos pescadores. 

As instalações estiveram então fechadas durante uns cinco anos até serem adquiridas por Lurdes Pólvora da Cruz que tratou de recuperar aquele lindo espaço, tentando combater o salitre, a degradação das paredes, melhorando os pavimentos e dando nova vida às obras de arte produzidas por António Casimiro Silva. 

Presentemente é ali bem perto da Praça de Bocage, na Rua de Augusto Cardoso que podemos apreciar este lindo exemplar arquitetónico, bem como as belas telas produzidas por esta artista que deu vida nova a este antigo espaço setubalense tão recheado de história e de estórias. 

Rui Canas Gaspar

2017-maio-28
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário