notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019


“Está ali um burro à venda por um vintém mas a minha mãe não tem!...” 

Este é um ditado popular que me habituei a escutar desde menino e ao que parece não se aplica à nossa Câmara Municipal de Setúbal que vai mesmo fazer a compra do IMA PARK por 4,4 milhões de euros. 

Sou a favor do desenvolvimento, do investimento e  contra o imobilismo e o faz de conta. O que acontece é que neste caso, a concretizar-se, não se vai investir, vai-se gastar o que é coisa bem diferente, pior um pouco, quando se sabe que o que se vai ter de despender  não se tem e vamos pedir emprestado. 

Seria de todo desejável, atendendo ao volume do negócio (porque seremos nós os setubalenses a pagar) que fosse minimamente explicado a bondade do mesmo e a sua premente necessidade. 

Sabemos que a uma compra imobiliária deste tipo se vai juntar mais uns euritos aos anunciados 4,4 milhões que rapidamente subirão para mais de meia dúzia e também sabemos que a poupança de 15 mil x 12 dá apenas 180 mil por ano, valor que se paga pelo arrendamento do espaço do mercado abastecedor. 

Pela minha parte, enquanto setubalense nada terei a obstar contra o negócio desde que seja de facto um investimento e me demonstrem que é rentável, podendo como tal assumir o risco inerente a um qualquer negócio. 

Agora se vão fazer uma despesa desta monta e não explicam a sua hipotética mais-valia começo a ficar preocupado,  pois com investimentos prioritários a fazer, com manutenção de espaços cada vez maiores, com dívidas por saldar, julgo que não haverá dinheiro que chegue por mais IMI que se cobre e por mais espaços de estacionamento tarifados que se criem. 

Expliquem-se meus amigos autarcas, demonstrem que vamos de facto fazer um bom negócio e que se trata de um investimento proveitoso e não de uma despesa  que de momento até não é assim tão necessária, embora vejamos que está ali o tal burro à venda por um vintém, só que a minha mãe não tem! 

Rui Canas Gaspar
2019-fevereiro-07
Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário