notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019


Setúbal entra em 2020 muito mais segura 

É com natural satisfação de setubalense que partilho com os amigos  a minha constatação ao ver a nossa cidade, neste final de ano, muito mais segura e protegida de eventuais fortes chuvadas. 

Se mencionamos aqui variadas vezes os trabalhos na várzea de que é visível a bacia de retenção pronta a atuar, o mesmo não tem acontecido com outra importante obra levada a cabo em simultâneo, com a mesma finalidade, estou a referir-me ao jardim dos arcos e à ribeira do Rio da Figueira. 

Nas margens da ribeira desde a zona do Mac Donalds até ao subterrâneo na Algodeia, foram  construídos centenas de metros de  resistentes paredões em betão com cerca de dois metros e meio de altura e uma espessura na ordem dos 30 centímetros. 

Os paredões da ribeira, na zona do Parque da Algodeia formam como que uma barragem às águas que possam vir das lados da Serra de S. Luís e que já por mais do que uma vez fizeram avultados estragos na cidade. 

Com estas bacias de retenção travando o transbordo das ribeiras do Rio da Figueira e do Livramento, podemos facilmente concluir que a cidade de Setúbal entra no ano 2020 muito mais protegida dos nefastos efeitos das grandes chuvadas que de vez em quando afetavam a nossa terra. 

Rui Canas Gaspar
Troineiro.blogspot.com
2019-dezembro-30

Sem comentários:

Enviar um comentário