notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Setúbal
A rotunda quase esquecida

Uma viatura especializada dos Sapadores Bombeiros, uma ambulância e uma moto do INEM, um carro patrulha e um reboque da PSP convergiram para a Praça do Vitória Futebol Clube, entre o Estádio e o Parque do Bonfim, com o objetivo de acorrerem a mais um aparatoso acidente automóvel naquele fatídico local da cidade.

Foram mais de uma dezena de profissionais de segurança, socorro e saúde que convergiram rapidamente para o local com o objetivo de promover o necessário apoio às vítimas e assegurar a fluidez do tráfego automóvel nesta manhã de sexta-feira, 24 de janeiro de 2014.

Um automóvel que circulava na rotunda, no sentido norte /sul teria sido violentamente abalroado por um outro que entrou na mesma  pela via poente/nascente, felizmente sem outras consequências que não os danos nas viaturas envolvidas.

E foi tal a violência do embate que o automóvel que circulava na rotunda ficou virado de lado, com as rodas a rolar no vazio, precisamente no mesmo local onde outros já têm ficado de rodas para o ar.

Entre as pessoas que ali se juntaram, muitas delas moradoras nas redondezas, os comentários eram unânimes. Embora todos reconheçam a existência de sinalização de trânsito horizontal e vertical o facto é que naquele pequena rotunda os acidentes são recorrentes e dificilmente haverá alguma semana em que tal não aconteça.

Ninguém compreende como é que ali não é colocado um grupo de semáforos para regular o trânsito, quando é sabido que este é um local de frequentes acidentes, sendo que a pequena rotunda, passa até quase despercebida, principalmente para forasteiros ou automobilistas que por ali transitam com menos frequência.

O dinheiro que as companhias seguradoras já têm pago aos sinistrados por acidentes ocorridos neste local já daria seguramente para serem adquiridos vários conjuntos de grupos semafóricos, embora todos saibamos que esse assunto é da competência da Autarquia.


Até quando teremos de continuar a assistir a mais e mais acidentes, com custos elevadíssimos, nesta rotunda quase esquecida? É a questão que a todos se nos põe.

Rui Canas Gaspar
2014-janeiro-24

Sem comentários:

Enviar um comentário