notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cuidado com os animais que andam pelo Parque Natural da Arrábida

Até ao passado ano, era comum vermos pelas estradas do Parque Natural da Arrábida algumas matilhas de cães em estado semisselvagem, um fenómeno que misteriosamente deixou de ser observado este ano.

Nos últimos tempos são as raposas matreiras que ao final do dia se poem na estrada a pedir esmola e, a tal ponto estes animais são atrevidos que chegam a ser atropelados mortalmente.

Também os javalis pela noite e madrugada deslocam-se pares ou em grupo a caminho do Portinho, provavelmente para ir tomar uma banhoca, enquanto outros, mais citadinos, resolvem vir  estrada fora até Setúbal visitar a Avenida Luísa Todi, acabando por constituir outro perigo, dado que ainda não conhecem as regras de trânsito.

Como se isto já não bastasse, pela tarde, eu próprio quase ia atropelando uma das meia dúzia de cabras pertencentes (segundo creio) à moradia existente no lado direito da estrada a seguir ao “pau da consolação” no sentido Setúbal/Comenda, que resolveu vir pastar para o meio da estrada, mesmo a seguir a uma curva.

De facto, a condução nas estradas do Parque Natural da Arrábida cada vez carecem de mais atenção por parte dos automobilistas, pelo que os “aceleras” que por ali se aventuram estão agora, mais do que nunca, na contingência de terem alguma desagradável surpresa.

O facto é que os animais estão no seu habitat, porém, infelizmente já são conhecidos acidentes quer com raposas quer com  javalis e nem sempre os danos são só para os animais…

Por isso, e na ausência de qualquer aviso nas estradas do P.N.A. impõe-se uma chamada de atenção a todos aqueles que se aventuram pelas estradas da serra para que tenham o devido cuidado, evitando conduzir de forma imprudente a fim de não virem a ser surpreendidos com algum inesperado encontro.

Rui Canas Gaspar
2014-setembro-02

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário