notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A doce Pastelaria Abrantes

O Governo Republicano liderado por António Maria da Silva, nascido em 7 de dezembro de 1922, poucos dias antes de em Setúbal abrir portas ao público a Pastelaria Abrantes, viria a finar-se um ano depois, em 15 de novembro de 1923.
O mesmo não aconteceria com o estabelecimento setubalense que ainda se encontra entre nós, cheio de vitalidade e em plena laboração, quando está prestes a completar um século de vida.
Ao longo de todas estas décadas esta antiga casa tem vindo a brindar os seus clientes com doces especialidades cujas receitas e métodos de fabrico vão passando de geração em geração.
Seja no campo das bebidas, de que é exemplo o célebre anis Elmano Sadino, aos afamados Bolo Rei e Bolo Rainha, passando pela doçaria, com o antigo e popular “Doce de Laranja” são produtos de alta qualidade que facilmente os setubalenses identificam.
Esta emblemática casa foi fundada no distante 22 de dezembro de 1922 e tem as suas instalações na baixa da cidade de Setúbal, na Rua Estevam de Vasconcelos nºs 34 e 38.
Se o bolo rei deixou de ter a fava e o brinde, por força de imposição da Lei, ele não deixou de ser menos saboroso por isso mesmo, tal como o doce de laranja que em tempos passados era também comercializado por vendedores ambulantes, populares figuras que os mais antigos setubalenses ainda bem se lembram.
E era normalmente junto à estação rodoviária dos Belos, na Avenida 5 de outubro, que podíamos ver esses mesmos vendedores de cesto enfiado no braço apregoando o delicioso produto a quem chegava ou partia nos autocarros de cor verde daquela antiga empresa sedeada em Azeitão.
A prestigiada pastelaria modernizou-se e hoje para além das doces iguarias de fabrico próprio serve também refeições a preços módicos.
Mas é o agradável cheirinho do pão de fabrico caseiro que mais atrai o visitante que passa à sua porta, enquanto na nossa memória ainda ecoa o pregão dos vendedores: “Doce de laranja, especialidade de Setúbal”.

Rui Canas Gaspar
2015-outubro-27
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário