notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Grafites, tags e rabiscos até quando nas paredes setubalenses?

Hoje, sexta-feira, dia 23 de outubro de 2015, véspera de mais um dia que se prevê uma maior afluência na baixa de Setúbal, devido à feira outlet que terá lugar este fim de semana, pude constatar que uma equipa de operários da Câmara Municipal de Setúbal se encontrava a desenvolver um trabalho pouco conhecido do grande público.

É verdade! Tratava-se de uma equipa de limpeza de inestéticos grafites,  tags e outros esquisitos rabiscos que gente bem abonada de dinheiro para gastar em tintas de forma indiscriminada e sem mais em que se ocupar, vai fazendo em todo o tipo de superfície, seja ela de reboco, cantaria, madeira ou metal.

Uma camioneta equipada com um depósito contendo o líquido diluente e aparelho de alta pressão apoiava os dois operários que pacientemente iam limpando pedaço a pedaço de cada uma das paredes.

Perdi uns poucos minutos a apreciar e não deixei de pensar nos custos que aquela delicada e necessária operação comporta para a Autarquia, ou seja, para todos nós comuns cidadãos pagadores de impostos.

Basta pensar no seguinte: Alguém que teve de inventariar onde estavam os grafites, outro alguém que programou a atividade de limpeza, os serviços administrativos que encomendaram materiais e processaram os meios, o custo da mão-de-obra envolvida diretamente, a amortização do equipamento utilizado, o material diluente, toda uma panóplia de recursos materiais e humanos que continhas bem feitas dará um dinheirão por cada metro quadrado de limpeza.

E não deixei de pensar…

E os porcalhões e vândalos que diariamente fazem este trabalho o que é que pagam? O que é que contribuem para a sociedade onde estão inseridos?

Será que a Lei prevê sanções para este tipo de indivíduos que lesam os demais cidadãos de forma direta e indireta?

Até quando os nossos governantes vão ficar insensíveis a esta situação e aos custos que a mesma acarreta?

Não haverá forma de apanhar este tipo de gente e porque gostam tanto de pintar coloca-los a repor o que danificaram, pagando às suas custas o material utilizado e aquilo que danificaram?

Louvo a ação da Autarquia por ter criado esta brigada de limpeza especial, mas não deixo de ficar apreensivo com a proliferação deste tipo de gente com comportamentos antissociais que atuam impunemente por aí.

Rui Canas Gaspar
2015-outubro-23

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário