notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 21 de novembro de 2015

Faustino José Santana, um desconhecido “homem-peixe” setubalense

Nas traseiras do terreno que se encontra disponível para construção, onde outrora existiu a fábrica de conservas do Algarve Exportador, entre a Rua Ocidental do Mercado e a Rua dos Trabalhadores do Mar, vamos encontrar a Rua Faustino José Santana.

Quase que me atrevia a pagar um chazinho de tília para acalmar os nervos dos nossos amigos se eu lhes perguntasse quem foi este homem e, se me soubessem falar sobre ele. Porém, deve-se ter destacado em algo para ter o seu nome inscrito numa rua da nossa cidade.

O chazinho seria para mim  também porque pouco ainda aprendi sobre este setubalense, natural do meu bairro de Troino e, por isso mesmo, defendo há muito que todas as artérias deveriam ter uma placa com uma pequena descrição sobre a origem do seu nome.

Se o “Finuras” foi um excelente nadador e exímio mergulhador, provavelmente não ganharia ao Faustino, que se fosse vivo teria uns 90 anos.

Ele era um autêntico homem-peixe  que conseguia vencer os seus concorrentes com facilidade, com a particularidade deles nadarem à superfície e o Faustino por baixo de água.

E era tal a sua capacidade que conseguia passar por baixo de seis traineiras, lembram os velhos pescadores do Sado.

A sua fama correu mundo e dos Estados Unidos vieram emissários para levar aquele pescador e excecional nadador para as terras do Tio Sam a fim de os representar nas competições de natação, porém este setubalense recusou-se a abandonar o seu belo rio azul.

Certo dia de vendaval, com o rio bastante revolto, um barco naufragou. Faustino atirou-se à água para salvar aquela gente e conseguiu resgatar toda a companha. Mas o herói salvador nesse dia chorou lágrimas amargas, é que um dos camaradas do barco morreria afogado naquele naufrágio, o seu próprio pai.

O meu velhinho e típico Bairro de Troino é berço de muitos heróis, palco de muitas histórias de vida, local de nascimento de muitas pessoas, umas mais célebres que outras e, se a conterrânea Luísa de Aguiar, mais conhecida por Todi, devido ao apelido do marido é a mais famosa, outros existem que se têm destacado nas mais diferentes vertentes. Mas, isso são outras histórias…

Rui Canas Gaspar
2015-novembro-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário