notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Conhece a Ourivesaria Pedroso ?

Este é o mais antigo estabelecimento setubalense e uma das mais antigas ourivesarias portuguesas.

Assim começa a sua história que não foi publicada no livro “Histórias, Coisas e Gentes de Setúbal” mas que provavelmente fará parte do próximo volume que lhe sucederá.

Se fosse uma história infantil, poderia começar com o tradicional: era uma vez…

“Centenas de mães e esposas ainda choravam os seus filhos e maridos. As feridas que apoquentavam muitíssimos homens ainda não tinham sido saradas, desde aquele fatídico dia 1 de maio quando portugueses combateram entre si, aqui em Setúbal, na que ficou conhecida por batalha do Alto Viso.

A peleja travada neste ponto elevado da Freguesia de Anunciada, no decurso da Guerra Civil que ficou conhecida por Patuleia, ocorreu meia dúzia de meses antes do dia 2 de novembro de 1847 data do nascimento da Ourivesaria Pedroso, o estabelecimento comercial setubalense que há mais tempo se encontra aberto ao público e um dos mais antigos do seu ramo a operar em Portugal.

Foi graças à iniciativa de José Maria Pedroso que a vila de Setúbal passou a dispor de um estabelecimento de venda de máquinas de costura, relógios de ouro e prata, bem como artigos de papelaria.

Rapidamente o estabelecimento sedeado na Rua dos Ourives, artéria que mais tarde viria a ser batizada com o nome do benemérito médico açoriano de nascimento e setubalense de coração, Dr. Paula Borba, ficou a ser popularmente conhecido como a casa do “José Maria das máquinas” porquanto o setor de negócio baseava-se sobretudo na comercialização das máquinas de costura.

20 anos antes, a vila tinha sido elevada à categoria de cidade, os mastros das bandeiras ainda ostentavam o pavilhão com as cores azul e branca da monarquia, quando por volta de 1880, Zacharias Pedroso, passou a tomar conta do negócio, devido ao falecimento do seu tio José Maria.

O novo proprietário alterou a designação da firma para Zacharias Augusto Pedroso, Lda. fazendo representar a firma nas múltiplas feiras que se faziam um pouco por toda a região sadina.”

Rui Canas Gaspar
2015-novembro-30

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário