notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Carnaval tempo de aprendizado

Foram na ordem das largas centenas as crianças dos infantários, colégios e escolas do ensino básico, acompanhadas pelos seus monitores e professores que hoje encheram a Praça de Bocage e depois desfilaram pela Avenida Luísa Todi.

Provavelmente não seremos muitos aqueles que pensamos um pouco no trabalho preliminar que os educadores destas crianças tiveram, imaginando figurinos, escolhendo materiais de baixo custo ou mesmo custo zero e, depois, promovendo oficinas práticas onde os mais pequeninos setubalenses aprenderam a cortar, colar, pintar e trabalhar em equipa.

Finalmente, chegou o momento de festa e alegria, quando eles vieram para a rua mostrar o que fizeram, partilhando a sua boa disposição com as outras crianças e adultos e enchendo as nossas ruas, praças e avenidas de cor, graça e alegria como só as crianças nos conseguem proporcionar.

Os festejos carnavalescos podem até ser engraçados, mas dou sempre comigo a pensar nos trabalhos de bastidores, nos colégios e nas escolas que com alguma antecedência e tendo este tema motivador vão ajudando a a formar os homens e mulheres que nos irão governar um dia.

Faço votos para que estes dedicados educadores sejam sábios e saibam que muitos outros seus conterrâneos olham para eles com esperança de que possam atingir os seus objetivos pedagógicos.

Mais do que um tempo de festa e de folia, tenho para mim que este período é um tempo privilegiado para que os nossos professores e educadores melhor possam moldar aqueles pequeninos que dentro em breve, alguns deles, serão os homens e mulheres que nos irão governar.

Por isso, aqui expresso a minha admiração e gratidão para estes educadores que sempre fizeram muito mais na sua atividade profissional do que aquilo que lhes está cometido e pelo qual são pagos.

Que todos se possam divertir e por isso mesmo desejo um bom carnaval para os nossos meninos e meninas. Votos idênticos também para aqueles seus monitores e professores e, porque não, para si também que teve a paciência de ler este apontamento.

Rui Canas Gaspar
2016-fevereiro-05

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário