notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ARRÁBIDA
Vamos matar a galinha dos ovos de ouro?

Mercedes, Volkswagen e Ferrari são marcas de automóveis que vão fazer por estes dias filmes publicitários na Arrábida, trazendo até cá não só centenas de técnicos como também mais de uma centena de jornalistas, os quais naturalmente aqui deixarão largos milhares de euros, gastos em estadia, alojamento e meios técnicos.

Os mais diversos eventos desportivos trarão também este ano a Setúbal milhares de turistas, desportistas e jornalistas estrangeiros que não deixarão de querer visitar o Parque Natural da Arrábida, um espaço ímpar não só regional, como nacional.

E se a beleza deste espaço cativará certamente os visitantes não acredito que o mesmo possa acontecer com as infraestruturas que ali irão encontrar, dado que são quase inexistentes e até o básico, como sejam os miradouros estão em estado deplorável.

E é isso também que lhes irá despertar a atenção e isso será certamente o que também irão transmitir para os seus países nas crónicas que irão produzir e que em nada irá abonar o setor turístico nacional.

Bem que se poderia evitar esta imagem deprimente, minimizando-se  este impacto negativo, com uns poucos camiões de gravilha, meia dúzia de bidons de alcatrão e umas poucas horas de trabalho de pedreiro, o suficiente para mudar radicalmente o mau aspeto destes espaços.

Isto pode parecer assunto de somenos importância, mas não é. Estou a falar sobre aquilo que é mais visível e com que as pessoas se depararão, na sua curta estadia, quer queiramos ou não.

Para quê gastar-se milhares de euros a promover a nossa terra para atrair turistas se eles ao aqui chegarem vão encontrar, desnecessariamente, estas situações de propaganda negativa?

Diria mesmo que isto é o que se pode rotular de “matar a galinha dos ovos de ouro”.

Bem sei que as Estradas de Portugal vão dizer que os miradouros são da responsabilidade do Parque Natural da Arrábida, bem sei que alguém irá sacudir a água do capote argumentando que a promoção turística é responsabilidade da Câmara Municipal e assim neste jogo de empurra o que é simples de resolver vai-se tornando cada vez mais complicado.

Curiosamente o que mais me espanta é que com tantos técnicos, gestores, diretores e presidentes em todos estes organismos, não haja gente capaz de tomar decisões no sentido de, eficientemente, resolver estas pequenas (grandes) anomalias que nos irão sair mais caras do que se avançasse de imediato com a resolução do problema.

Chamo mais uma vez a atenção do Parque Natural da Arrábida, das Estradas de Portugal e da Câmara Municipal de Setúbal para esta questão do mau estado dos miradouros da Arrábida porque eles são um dos melhores cartões-de-visita de que dispomos e o seu estado em nada vai ajudar a promover o turismo nacional, com a consequente quebra nas necessárias receitas que essa indústria naturalmente pode gerar e que tanto jeito darão nas depauperadas finanças nacionais.

Rui Canas Gaspar
2016-fevereiro-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário