notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Terminal 7 não deve ser construído tão cedo

As desativadas instalações da SADONAVAL, localizadas nos antigos estaleiros da Praia da Saúde constituem a última edificação das várias unidades que ali foram utilizadas na indústria naval durante largas dezenas de anos.

Com a desocupação por parte de trabalhadores e equipamentos daquelas instalações e posteriormente com o bota-abaixo do último barco reparado naqueles estaleiros, o “Ponta do Verde”, era suposto que se procedesse à demolição das instalações e limpeza do espaço por si ocupado, bem como à remoção dos últimos restos de betão onde assentavam os carris de acesso ao rio.

De facto, os carris foram retirados, tal como algumas ferragens que por ali estavam mas não foi aproveitada a oportunidade para que o restante material fosse removido de modo a que ali fossem posteriormente despejados alguns camiões de areia e a Praia da Saúde ficasse então mais ampla e limpa.

Também não foram demolidas as instalações da SADONAVAL, de forma a ampliar-se o espaço disponível, instalações que se encontram provisoriamente ocupadas pelo Centro Náutico, de acordo com protocolo de cedência assinado entre a C.M.S. e aquele clube.

Ainda que não fosse construído para já o anunciado Terminal 7 era suposto que o espaço ficasse livre e desocupado.

Ao invés de se verificar a demolição, podemos ver agora as antigas instalações a sofrerem obras de beneficiação, ao nível do fecho das várias janelas, com alvenaria rebocada, deixando-se livre a ultima fiada com colocação de blocos de vidro para permitir a iluminação natural.

Em função desta constatação somos levados a concluir que a obra para ali projetada, o tal Terminal 7, não deve estar para iniciar tão cedo tal como as antigas instalações da SADONAVAL também não deverão ter data anunciada para a sua demolição.

Cá por Setúbal costumamos dizer que “quem não tem dinheiro não tem vícios” e, como tal, construir uma obra de raiz como o Terminal 7 para aumentar dívida às finanças municipais também não me parece boa política, como boa política não me parece que seja a de não se investir mais alguns poucos euros para dotar a Praia da Saúde com mais uns bons metros de areal.

Aguardemos, o que, quando e como ali irá surgir, de forma a que se dê novo e quase definitivo visual à bonita zona ribeirinha e, entretanto, enquanto não se procede à demolição que se dê às velhas instalações a melhor utilidade e um aspeto decente e atraente.

Rui Canas Gaspar
2016-fevereiro-25

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário