notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Palácio Botelho Moniz
Não há duas sem três

Em 15 de outubro de 2015 escrevi uma nota subordinada ao título “dá Deus nozes a quem não tem dentes”, passados alguns meses, em 15 de março de 2016, voltei à carga com uma outra nota desta vez com o título “E que tal inserir a pintura exterior do Palácio Botelho Moniz no Setúbal Mais Bonita?”

E como não há duas sem três hoje volto novamente a focar o assunto do Palácio Botelho Moniz, uma joia arquitetónica setubalense, propriedade da Igreja Católica, que o adquiriu a preço simbólico e por solicitação de D. Manuel Martins, então bispo de Setúbal, viria ali a ser instalada as Missionárias da Caridade, conhecidas por Irmãs de Calcutá.

A edificação apresenta-se em estado degradado com notória falta de manutenção e conservação, podendo observar-se um muro frontal com uma enorme fenda.

A olho nu verifica-se a necessidade de obras de conservação urgente e a pintura exterior do edifício fará ressaltar a sua beleza que já serviu de bilhete-postal promocional da cidade de Setúbal.

Hoje quero partilhar com os amigos que aquele espaço emblemático encontra-se já a ser intervencionado e, embora não possa dar grandes pormenores porque não fui junto das obras, ao passar de carro reparei na existência de um contentor para recolha de entulho e o resguardo do muro exterior.

De relance pareceu-me identificar a placa com o nome da empresa construtora e, se vi bem, ela será a mesma que tem vindo a recuperar os edifícios municipais.

Seja como for, com quem for e por conta de quem for, o facto é que me regozijo com mais esta construção emblemática que dentro de algum pouco tempo certamente se irá apresentar de forma digna embelezando ainda mais uma das principais artérias para quem entra na cidade.

Se os meus reparos tiveram alguma influência fico contente, se foi pura coincidência ficarei igualmente satisfeito, porque o importante aqui é mesmo que os edifícios de Setúbal continuem a ser recuperados e a nossa cidade continue a apresentar-se cada vez mais bonita.

Rui Canas Gaspar

2016-agosto-09

Sem comentários:

Enviar um comentário