notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

SABIA?
O Estado Português garante o campismo em Troia

É já a partir do próximo sábado dia 20 e terminará no dia 22 deste mês de agosto de 2016 que terá lugar as seculares festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia que em tempos teria tido a denominação mais precisa de Nossa Senhora dos Prazeres.

No século XVIII não se fazia uma festa mas sim duas, uma levada a cabo pelos marítimos de Setúbal e a outra pelos hortelões que habitavam em Troia e arredores, esta tradição perder-se-ia, continuando apenas a que é levada a cabo pelos homens do mar.

Manda a tradição que se monte acampamento na zona da Caldeira para que as festividades populares possam ter lugar junto à capela ali erigida.

E tão importante é esta tradição que embora o espaço seja propriedade privada e para aquele local exista um projeto turístico na sequência do que tem vindo a ser desenvolvido em Troia, que o Estado condicionou o parecer do mesmo.

Por respeito a esta fé centenária, aquando da emissão em 26 de fevereiro de 2009 da declaração de impacte ambiental, assinada pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional este organismo governamental condicionou o seu parecer a alguns pontos, referindo concretamente o seguinte no 9º:

“Garantia da realização da festa centenária de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que se realiza durante o mês de agosto e que é tradição dos pescadores acamparem nesta zona, durante três dias em que a mesma se desenrola.”

Sendo assim, está garantido pelo Estado Português a pratica campista na zona da Caldeira nos três dias de festividades em honra de Nossa Senhora de Troia.

Rui Canas Gaspar
2016-agosto-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário