notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A primeira visita aos Paços do Concelho setubalense
Esta manhã depois de uma série de assuntos tratados tendo por companheiro de andanças o meu neto acabamos por passar frente aos Paços do Concelho.
Perguntei-lhe se já ali tinha entrado ao que a criança respondeu que não. - Pois então vamos entrar nesta que é a casa de todos os setubalenses, disse-lhe eu.
Antes de entrar notei-lhe que na placa afixada estava escrito concelho com C e aproveitamos para notar a diferença do conselho com S utilizado quando queremos aconselhar.
O menino falou-me no presidente da câmara e eu informei-o que era uma senhora a nossa presidente, a primeira senhora à frente da Autarquia desde que ela foi formada.
Entramos no edifício e logo as simpáticas senhoras da receção entabularam conversa com a criança de resposta fácil e tal como o avô sempre disposta a uma boa conversa.
Porque o tempo já não era muito, estava a pensar ficar-me só pela escadaria de acesso ao primeiro andar e quando estava a explicar ao menino alguns pormenores, chega a presidente Dores Meira.
Apresento um ao outro e faço reparar que entre os dois existe algo em comum, pelo que a presidente ficou curiosa por saber, sobre este menino praticamente da idade da sua netinha.
Foi com um rasgado sorriso que o Salvador disse o dia do seu nascimento que muito alegrou o seu avô por dois motivos, é que nesse dia enquanto Dores Meira batia palmas na inauguração do nosso belo Parque Urbano de Albarquel, no Hospital de São Bernardo as dores da mãe deste menino eram outras dado que ele via pela primeira vez a luz do dia.
A presidente achou curiosa esta coincidência e ficamos por ali, porque ela já tinha alguns “clientes” à espera não a deixando sequer entrar no gabinete, mesmo assim, ainda pediu a uma colaboradora que abrisse as portas do Salão Nobre para que o menino pudesse apreciar aquele belo espaço.
Uma outra simpática senhora não só abriu como acendeu as luzes do salão e a criança mais uma vez surpreendeu não só o avô mas a cicerone ao identificar duas das figuras constantes no Tríptico dos Setubalenses Ilustres.
Foi uma visita rápida, ficando de fazer outra com mais tempo para que o menino fique a conhecer esta que é a principal casa coletiva dos setubalenses, um povo a que ele pertence e que o seu avô fará tudo o que puder para que ele fique a conhecer o melhor possível as suas raízes, isto porque ninguém pode amar o que desconhece.
Rui Canas Gaspar
2016-dezembro-28

Sem comentários:

Enviar um comentário