notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vamos às beatas à Ti Prudência? 

Hoje é praticamente impossível escutarmos algo parecido com isto, vindo da boca de rapazes dos seus 11 ou 12 anos, porém, em Setúbal há cerca de 70/80 anos era de certo modo comum junto da rapaziada do Bairro de Troino.

A Ti Prudência, senhora então muito conhecida, tinha vindo do Algarve, de onde era também oriunda boa parte da população da zona poente da cidade e, em Setúbal, ter-se-ia estabelecido com uma taberna na Avenida Luísa Todi, perto da Travessa do Seixal, artéria que teria ido beber a sua designação a uma praia que ficava ali em frente, no outro lado da avenida.

Embora houvesse inúmeras tabernas na zona, era ali na Ti Prudência que os mestres dos barcos costumavam parar, conversar, beber um copo de vinho tinto e fumar um cigarro.

Esta categoria de pescadores era bem mais abastada, dado que ganhavam muito mais que ou outros homens do mar. Por haver mais fartura de dinheiro também se davam ao luxo de desperdiçar e, os seus cigarros não eram fumados até quase queimar as pontas dos dedos como a maioria dos outros pescadores o faziam.

Quando chegava a pouco mais de meio, atiravam-no para o chão e por ali ficavam à porta da adega da Ti Prudência muitas das pontas dos cigarros dos mestres.

Os rapazes de Troino, que mal tinham onze anos começavam a embarcar na vida do mar, muito pouco ganhavam e aquilo que auferiam não chegava para comprar os cigarros “mata-ratos” que quase todos fumavam.

Daí que eram aos magotes aqueles pequenos pescadores que diariamente iam às beatas, para com essas pontas fazerem novos cigarros.

E era à porta da taberna da Ti Prudência, taberna que passados tantos anos ainda lá está, hoje sem este tipo de fumadores e transformada num típico e conhecido restaurante setubalense que a colheita era maior porquanto os mestres de então eram nesse aspeto os que mais desperdiçavam.

Rui Canas Gaspar
2016-dezembro-05

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário