notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Conhece os Guerreiros de Xian ? 

São grandes figuras em tamanho natural de antigos guerreiros chineses e cavalos, cujas réplicas se encontram expostas logo junto à vedação da entrada da Quinta da Bassaqueira e por isso mesmo são visíveis a partir do exterior para todos os que passam na movimentada Estrada Nacional 10, em Vila Nogueira de Azeitão.

Até há poucos anos as figuras estavam pintadas de forma mais realista. Presentemente estão pintadas de forma uniforme tendo-se utilizado a cor azul forte.

Estas não são figuras originais, mas sim cópias, porém sem elas não teríamos o privilégio de ter uma noção tão real e palpável desta maravilhosa descoberta arqueológica chinesa.

O primeiro imperador Qin Shihuang, antes de morrer, duzentos anos antes de Cristo ter vindo à terra, mandou fazer uma autêntica réplica de guerreiros, cavalos e carros do seu exército que deveriam ser enterrados com ele junto ao mausoléu para si mandado construir.

Em março de 1974 agricultores que procediam à abertura de um poço, a leste de Lishan, depararam-se com as primeiras figuras. Era o início de uma das maiores descobertas arqueológicas da História. Até ao momento já foram encontradas mais de 8.100 estátuas, cada figura portando armas reais, como, lanças, arcos ou espadas de bronze.

Para além destas figuras foram também encontrados grandes tesouros e objetos artísticos no mesmo local o que atesta o poder e importância daquele imperador.

Os estudiosos pensam que na construção do mausoléu deste governante chinês tenham trabalhado mais de 700.000 artesãos que levaram 38 anos até terem dado a obra por concluída. Por aqui se pode imaginar a sua grandiosidade!

Várias décadas depois deste achado os arqueólogos continuam a escavar e é bem provável que venham a ter novas surpresas. É que o exército de terracota foi encontrado em apenas três diferentes trincheiras.

Aquelas figuras de barro tão bem elaboradas, depois de cozidas, eram cobertas com laca e pintadas o que lhes conferia maior resistência.

O comendador José Berardo adquiriu estas réplicas que disponibiliza para apreciação do público neste espaço e de forma gratuita. Assim, na impossibilidade de irmos à China ver os originais que anualmente são visitados por mais de dois milhões de pessoas, temos a possibilidade de ver aqui, em pequena escala, uma réplica de grande qualidade.

Rui Canas Gaspar



2016-dezembro-26

Sem comentários:

Enviar um comentário