notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 8 de março de 2014

Caminhada de jovens mórmons pela Arrábida

É sempre agradável usufruir da nossa Serra da Arrábida caminhando ao longo de velhos e degradados trilhos onde a ação das últimas chuvadas deste Inverno, que se despede, deixaram profundas marcas nos solos.

Fios de água, que irão formar pequenos regatos, vem correndo serra abaixo na direção do Sado azul que nesta zona vem juntar-se ao vasto oceano Atlântico, enquanto se podem também observar as lindas flores silvestres que começam a desabrochar, anunciando a Primavera prestes a chegar.

Nestes terrenos barrentos da serra estão bem visíveis as pegadas dos animais selvagens que por ali deambulam e que são alvo da curiosidade dos jovens que nos acompanham e que pela primeira vez têm a oportunidade de passar por estes magníficos locais.

Conjuntamente com o meu amigo Mário Salgado tivemos a oportunidade de conduzir uma caminhada entre a cidade de Setúbal e o Parque de Merendas da Comenda, trilhando os caminhos da serra entre o Forte de S. Filipe e a estrada Municipal que liga a Estrada do Outão com a Nacional 10. A região nascente do Parque Natural da Arrábida.

Visitamos o forte e ficamos a conhecer as defesas da cidade sadina, observando um antigo mapa de Setúbal que nos mostrava as suas muralhas e baluartes, bem como a localização dos fortes seiscentistas. Ainda no Forte de S. Filipe foi-nos facultada a possibilidade de visitar a capela, que também serviu como escola de artilheiros e que viria a ser totalmente revestida com belíssimos painéis de azulejos.

Prosseguindo a caminhada, o grupo visitaria um outro desativado forte, mais recente, construído para defender a entrada do porto de Setúbal aquando dos dois grandes conflitos mundiais. O Forte do Casalinho com os seus paióis e as suas casernas encontra-se dissimulado na paisagem, com uma bem conseguida camuflagem natural.

Depois desta visita e das explicações sobre a sua utilização na defesa da costa, onde servia para apoiar um outro forte junto ao rio, o de Albarquel, o grupo prosseguiu para Casa Abrigo do Monte Cabrito, umas instalações recuperadas pelos Escuteiros do Agrupamento 415 de Setúbal e de onde se pode desfrutar de uma soberba paisagem sobre o Sado, o Atlântico, a Troia e a cordilheira da Arrábida.

A manhã aproximava-se do fim e a partir desse ponto alto o grupo de jovens santos dos últimos dias prosseguiria percorrendo agora por um caminho desgastado pelas águas das chuvas, o qual faz a ligação entre aquela zona e a estrada municipal que liga as estradas do Outão e a Nacional 10.

Impressas no barro podiam-se observar com a grande nitidez as pegadas mais diversas, quer de animais selvagens, quer de ferraduras de cavalos, ou mesmo de rodados de BTT. Por ali, nem mesmo as viaturas todo o terreno já conseguem agora passar.

Quase três horas depois do grupo de jovens mórmons ter saído da sua capela, ponto de encontro, na Avenida General Daniel de Sousa, eis que chegam finalmente ao Parque de Merendas da Comenda.

Neste soalheiro e lindo dia de sol, com o Inverno quase a despedir-se alguns membros da Sociedade de Socorro já os esperavam naquele belo parque de lazer, com a mesa posta, prontos a servirem um delicioso almoço que iria retemperar as energias despendidas nesta caminhada em que o grupo foi guiado por dois velhos chefes escuteiros e onde os rapazes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais desta linda região da nossa Serra-Mãe.

Rui Canas Gaspar

2014-março-08

Sem comentários:

Enviar um comentário