notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 15 de março de 2014

Coisas importantes para as crianças de Troino

Em meados do passado século XX eram muitas as mães de Troino que naquela manhã, antes dos seus filhos irem fazer o importante exame da 3ª ou da 4ª classe lhes davam a beber uma infusão milagrosa, o “chá de flor de laranjeira” para acalmar os nervos, segundo diziam.

Antes, as crianças eram bem lavadas, dentro da grande bacia colocada na cozinha, onde se despejava uma cafeteira de água quente para temperar e não ficar tão fria a água do banho. Seguidamente vestiam as suas melhores roupas e eram penteadas não esquecendo de colocar um pouco de brilhantina ou fixador para manter o cabelo penteado por mais tempo.

O menino tratava então de segurar na pasta de cartão atada com três fitinhas dentro da qual levava uma folha de papel de 35 linhas e lá ia ele prestar provas do que tinha aprendido, com ou sem o recurso a algumas reguadas quando estivesse desatento àquilo que se ensinava.

Estudei na Escola da Casa dos Pescadores onde aprendi as primeiras letras e os meus primeiros exames foram feitos na Escola Conde Ferreira, onde outros professores que não a D. Lucinda, trataram de estar atentos a tudo o que os pequenos estudantes faziam, ou deixavam de fazer.

Era um marco importante na vida das crianças de Troino do meu tempo estes exames, tal como o era a comunhão solene. Nessas alturas eramos vestidinhos a rigor e depois de feita a comunhão dirigiamo-nos ao retratista para gravar, em cenário apropriado, tão importante momento. Sim, porque a grande maioria das pessoas não tinham Kodak para registar estas efemérides.

Nem tinham a máquina fotográfica como também não tinham dinheiro. A minha habilidosa e talentosa mãe, que também aprendeu a técnica de costura na Casa dos Pescadores, tratou de fazer a fatiota e investiu alguns escudos nas fotos do filho para que ficassem para a posteridade.

Depois de feita a comunhão na Igreja da Anunciada e de ser retratado lá fui eu mostrar-me aos amigos, familiares e vizinhos, que generosamente tratavam de gratificar o modelo e de se congratular com o acontecimento marcante, não só para a família como para toda a vizinhança, uma outra família mais alargada…

Desta forma o investimento no fotógrafo era recuperado e lá ficávamos com a foto para a posteridade para ilustrar aquilo que agora partilho convosco, recordando um pouco sobre as coisas de Setúbal.

Rui Canas Gaspar

2014-março-15

Sem comentários:

Enviar um comentário